Existe possibilidade de tratar as varizes sem cirurgia?

Tratamento clínico de varizes passa por medidas de prevenção: hábitos de vida saudáveis, combate ao sedentarismo e ao sobrepeso e uso de meias elásticas

Model and Property Released (MR&PR)/Divulgação
(foto: Model and Property Released (MR&PR)/Divulgação)

Existe possibilidade de tratar as varizes sem cirurgia? Esta é uma pergunta muito frequente no consultório dos angiologistas. Os pacientes querem saber as possibilidades de tratamento das varizes em membros inferiores sem a necessidade de serem submetidos a um procedimento cirúrgico a nível hospitalar.

A resposta a essa pergunta é sim. Há várias alternativas de tratamento das varizes sem cirurgia. A pandemia do coronavírus também trouxe um contexto diferente no manejo dos pacientes portadores de varizes. Muitos casos, antes tratados com cirurgia, precisam agora ser tratados a nível ambulatorial ou nos próprios consultórios angiológicos. Os pacientes, além dos receios e medos próprios de um procedimento hospitalar, procuram agora também evitar o deslocamento para o hospital.

 

As duas principais opções de tratamento a nível ambulatorial para as varizes são o Laser Transdérmico e a escleroterapia com espuma de polidocanol. São procedimentos realizados no consultório, sem necessidade de repouso ou afastamento das atividades habituais.

A escleroterapia ou aplicação consiste na injeção de um medicamento dentro da veia que irá causar uma obstrução e depois desaparecimento dessa veia. Podem ser utilizados diversos tipos de medicamentos, sendo os mais comuns a glicose ou o polidocanol. O tratamento é realizado em etapas ou sessões. Pode ser utilizada a técnica convencional, com o uso da glicose, ou então a técnica da espuma com o uso do polidocanol.

Na técnica da espuma, o médico mistura o medicamento com o ar ambiente, através de uma torneirinha, e depois esse medicamento é injetado no interior da veia, como no método convencional. Com essa técnica de espuma, o medicamento assume uma forma muito mais potente, permitindo o tratamento de veias mais calibrosas que antes só podiam ser tratadas com a cirurgia. A escleroterapia é um tratamento que deve ser feito exclusivamente pelos médicos, pois envolve riscos se for realizado por pessoas sem formação e treinamento adequados.

Outro método moderno para tratamento das varizes que tem apresentado um grande desenvolvimento recentemente é a Escleroterapia a Laser. Através de aparelhos desenvolvidos especificamente para vasinhos e varizes, o tratamento das veias é realizado através de disparos de uma luz vermelha de laser, causando a eliminação dos mesmos pelo calor. As principais vantagens do uso do laser ( Laser Transdérmico) são a maior velocidade de tratamento (menor número de sessões) e a diminuição da dor ocasionada pelas picadas das agulhas na pele. Muitas pessoas tem verdadeiro pavor das picadinhas das agulhas, sendo o laser transdérmico então uma excelente opção de tratamento para esses pacientes.

Deve-se lembrar também que existem medidas de tratamento clínico que ajudam no controle dos sintomas das varizes e na progressão da doença. Também devem ser lembradas essas medidads quando se apresentam as opções de tratamento sem cirurgia.

O tratamento clínico se constitui basicamente nas medidas de prevenção: hábitos de vida saudáveis, combate ao sedentarismo e ao sobrepeso e uso de meias elásticas. Essas medidas de tratamento clínico são indispensáveis para o correto controle das varizes. Alguns medicamentos flebotônicos podem ser úteis para o controle dos sintomas das varizes, como dores, peso, sensação de cansaço e queimação. Esses medicamentos não eliminam as varizes, mas são importantes auxiliares do tratamento e devem ser sempre prescritos por um médico.

De toda forma, o tratamento deve ser sempre individualizado para cada paciente. O importante é procurar um médico angiologista de confiança para que o mesmo possa optar pelo tratamento mais adequado para cada caso em particular.

Mesmo em tempos de pandemia, não deixe de procurar seus médicos e de fazer os controles regulares.