Dez dicas para manter a saúde vascular em dia

Recomendações servem não apenas para o período de agora, de quarentena, mas como sugestão para incorporação na rotina diária das pessoas

Tim Savage/Pexels
Atividade física regular é uma das recomendações mais importantes (foto: Tim Savage/Pexels )

Vivemos tempos hoje ao menos inusitados. Nossa geração não passou por uma mudança comportamental tão intensa como nesse ano de 2020. Talvez somente aqueles que tenham presenciado a Segunda Guerra Mundial. Na verdade estamos em guerra contra o coronavírus, que chegou devastando nosso sistema de saúde e nossa economia, mudando hábitos e rotinas. Fala-se até em um “novo normal” daqui para frente.
 
A quarentena já virou mais que uma centena de dias. Muitos estão adoecendo fisicamente e psiquicamente. Vou sugerir 10 dicas para uma boa Saúde Vascular, que servem não apenas para o período de agora, mas como sugestão para incorporação na rotina diária das pessoas:

1- Alimentação saudável
2- Atividade física regular
3- Não fumar
4- Manter o peso adequado
5- Controlar o diabetes
6- Controlar a pressão arterial
7- Controlar os níveis de colesterol no sangue
8- Evitar longos períodos sentados ou em pé na mesma posição
9- Cuidar da saúde mental: ler um livro, ter um hobby, escutar música
10 -Manter os controles médicos habituais com o Angiologista e o Cardiologista

Uma alimentação saudável é a base de tudo para se manter a saúde vascular em perfeita ordem. Deve-se evitar o excesso de alimentos gordurosos e de frituras. Procurar ingerir frutas, legumes e verduras. Para os diabéticos, o controle dos níveis de glicose é fundamental para se diminuir as complicações da doença e a alimentação adequada, sem açúcares simples, é a parte mais importante desse cuidado. As pessoas começam a ficar muito ansiosas ao permanecerem muito tempo em suas casas e o alimento acaba sendo uma válvula de escape para a ansiedade. Procurar manter a mente ativa e saudável ajuda muito, caso contrário, teremos uma grande parcela da população com obesidade e transtornos circulatórios.

Cigarro e circulação não combinam. Parar de fumar é indispensável para um bom funcionamento dos vasos sanguíneos. Infartos, derrames e amputações de membros são diretamente relacionados ao tabagismo, além de diversos tipos de câncer. Deixar o tabagismo exige força de vontade, determinação e também auxílio médico, com medicamentos e terapias em grupo.
 
Os controles e consultas médicas não devem ser abandonados. A consulta com o cardiologista para o controle da pressão arterial e dos níveis de colesterol no sangue precisam ser mantidos. A hipertensão arterial e a hipercolesterolemia são também responsáveis pelos estreitamentos e obstruções nas artérias, podendo causar sérios comprometimentos na circulação.
 
A atividade física regular é importante para manter a boa saúde vascular, além de contribuir também para diminuição da ansiedade. Uma caminhada diária de 30 minutos já é suficiente. Pode-se também realizar os exercícios em casa. Não faltam aplicativos e dicas na internet de como se exercitar. Deve-se mencionar também os exercícios para panturrilha, pois são muito importantes principalmente para os pacientes portadores de varizes, uma vez que auxiliam no bombeamento do sangue de volta para o coração. Pode-se usar um degrau e fazer movimentos para ficar na ponta dos pés, para cima e para baixo repetidas vezes. Isso irá estimular a musculatura da panturrilha, ajudando a manter a força e a massa muscular do coração periférico ( “batata da perna”). Evitar também longos períodos sentado ou em pé na mesma posição para a prevenção do aparecimento das varizes.
 
Nunca é demais lembrar que a Saúde é nosso bem maior.
Cuidem-se!
 
Se você tem dúvidas sobre este tema ou quer enviar sugestão de assuntos para a coluna, envie email para Lgbez@terra.com.br