Colchicina em pacientes com doença arterial coronária crônica

Estudos mostram que efeitos antinflamatórios da droga reduzem risco de eventos cardiovasculares em pacientes com infarto do miocárdio

Divulgação
Droga foi usada em testes para avaliar efeitos em pacientes com doença cardíaca (foto: Divulgação)

A droga colchicina é de todos nós conhecida, por ser muito utilizada no tratamento das crises de gota (deposição de cristais de ácido úrico nas articulaçõe ), com grande alívio quando de seu uso imediato, e também utilizada no tratamento da pericardite aguda (inflamação da membrana que envolve o coração). É uma droga com propriedades antinflamatórias já bem conhecidas.

Estudos recentes conseguiram mostrar que os efeitos antinflamatórios dessa droga reduzem o risco de eventos cardiovasculares em pacientes com infarto do miocárdio. 

Em um estudo* randomizado, em que pacientes tomavam aleatoriamente a medicação ou o placebo (medicação sem principio ativo algum), os autores investigaram o uso da colchicina 0,5 mg ao dia em pacientes com doença arterial crônica. O objetivo principal do estudo era avaliar morte cardiovascular, infarto do miocárdio ou derrame cerebral ou cirurgia de ponte de safena. 

Nesse estudo, foram incluídos 5.522 pacientes, desses, 2762 no grupo que estava tomando a colchicina; os outros 2760, no grupo que estava tomando placebo. O seguimento médio do estudo foi de 2 anos e 5 meses. 

O objetivo primário (desfecho primário) do estudo ocorreu em 187 pacientes (6,8%) no grupo que usava a colchicina e em 264 (9,6%) no grupo que utilizou o placebo. 
 
O estudo mostrou que as taxas de infarto do miocárdio, de cirurgia de revascularização miocárdica e de derrame cerebral foram significativamente menores no grupo que tomou colchicina do que no grupo placebo.

Os autores concluíram que, em pacientes com doença coronariana crônica, o risco de eventos cardiovasculares foi significativamente  menor no grupo dos pacientes que receberam colchicina 0,5 mg ao dia, que naqueles que receberam placebo.

Atualmente vários estudos vêm surgindo com novas drogas para o coração e, quem sabe, mais essa sendo incorporada ao nosso dia a dia, na tentativa de reduzir a nossa mortalidade cardiovascular, que é tão elevada ainda .

*Nidorf SM et al .Colchicine in Patients with Chronic Coronary Disease . NEJM .2020 ; DOI :10.10506
 
Tem dúvidas ou sugestão de temas? Mande email para evandrocardiol@gmail.com