Remédios para controle da hipertensão arterial realmente funcionam?

Pesquisa mostrou que pessoas infectadas pela COVID-19 e que já estavam em uso de medicamentos tinham uma evolução mais favorável da doença

Pixabay
(foto: Pixabay)

Desde que começou a pandemia de COVID-19, várias doenças foram taxadas como grupo de risco e a hipertensão arterial foi uma das principais, junto com o diabetes e a obesidade. Nós sabemos que a prevalência da hipertensão arterial no mundo hoje é variável e gira em torno de 40% da população mundial.

No início da pandemia, estudos chegaram a mostrar que alguns remédios que tratam hipertensão arterial poderiam inclusive aumentar a gravidade da doença, caso eles fossem contaminados pela COVID-19.

Uma pesquisa, porém, publicada recentemente no Reino Unido, mostrou que pessoas que eram infectadas pela COVID-19 e que já estavam em uso de medicamentos da classe dos inibidores do sistema renina angiotensina aldosterona para o tratamento da hipertensão arterial tiveram chances menores de serem internadas em CTI, precisaram de menos de oxigênio, ou seja, tinham uma evolução mais favorável.

Entre os nossos conhecidos aqui, temos o losartan, valsartan e captopril, mais comumente utilizados. 

Os cientistas fizeram uma revisão sistemática de vários estudos (meta-análise) já existentes sobre a relação entre essa classe de medicamentos e a infecção por COVID-19, com um número significativo de 28 mil pacientes.

Dessa maneira, podemos tranquilizar os milhões de pacientes hipertensos que utilizam essas medicações, no sentido de que não devem trocá-las e nem mesmo abster-se do seu uso.

É importante afirmar que essa drogas não protegem o hipertenso de se infectar por COVID-19 e que todas as medidas já de nosso conhecimento devem ser colocadas em prática, para que possamos contribuir e reduzir a disseminação de doença tão grave e que, na verdade, sabemos muito pouco ainda.