Consumo de ovos não se associa com maior risco de morrer

Participaram 23.524 pessoas, com média de idade de 47 anos, sendo 48,7% homens

Pixabay
estudo analisou relação entre consumo de ovos e risco de vida (foto: Pixabay)

Em um estudo prospectivo (em que o desfecho analisado ainda não aconteceu), publicado no Journal of The American College Nutrition, em 2019, os autores avaliaram a associação entre o consumo de ovos e mortalidade total, por doença coronária e por derrame cerebral, em uma amostra populacional do NHANES (centro de nutrição) americano. 

Os dados foram validados através de uma análise e revisão sistemática de todos os resultados prospectivos disponíveis na literatura.

O significado da relação entre fatores de risco cardíacos e consumo de ovos foi avaliado. Análise de regressão (dados estatísticos) foi utilizada para as associações entre consumo de ovos e a mortalidade por todas as causas e por causas específicas. Foram incluídos 23.524 participantes, média de idade de 47 anos, sendo 48,7% de homens.

Inicialmente, observou-se uma piora nos níveis médios ajustados dos principais fatores de risco cardiometabólicos, ao longo das faixas de maior consumo de ovos. Análise logística mostrou que participantes na categoria mais elevada de consumo de ovos apresentavam o maior risco de diabetes (30%) e de hipertensão arterial (48%).

Para mortalidade total e doença coronária, a análise de regressão estatística multivariada ajustada para todos fatores de risco não mostrou diferenças entre homens e mulheres.

Em homens, o consumo elevado de ovos apresentou uma associação reversa, com a mortalidade por derrame cerebral (AVC) ,enquanto em mulheres não foi significativa.

Os resultados das análises de estudos prospectivos publicados também não mostrou associação entre a mortalidade coronária e total com o consumo de ovos, enquanto uma associação reversa (28%) com morte por derrame cerebral (AVC) foi observada. Esses resultados se mantiveram robustos após váriasanálises.

Os autores concluíram que não existe associação entre o consumo de ovos e mortalidade por todas as causas e devido a doença coronária, enquanto o consumo de ovos se associou com menor risco de mortes por derrame cerebral (AVC).

O consumo de ovos se associou com diabetes, hipertensão arterial e proteína C–reativa (PCR).
 
Referencia :Mazidi M et all.Egg Consumption and Risk of Total and Cause –Specific Mortality:An Individual –Based Cohort Study and Pooling Prospective Studies on Behalf of the lipid,and Blood Pressure Meta-Analysis Collaboration (LBPMC) Group .Journal of The American College Nutrition 2019;