Em quanto tempo os tecidos do nosso corpo cicatrizam?

Apesar de toda capacidade regenerativa, nosso tecidos precisam de um meio e um suporte ideal para seu melhor reparo

Kindel Media/Pexels
(foto: Kindel Media/Pexels)

Como diria a música dos Rolling Stones, "time is on my side, yes it is". O tempo, repouso e boa nutrição são os maiores amigos da cicatrização dos tecidos corporais. Toda vez que temos alguma lesão, um mundo de ações acontece para que a cicatrização aconteça, entre essas, os hormônios, nutrientes, células troncos e uma rede de células reparadoras que atuam em harmonia para promover o processo de reparo tecidual.

Todos os tecidos passam pelas fases de inflamação , proliferação ou granulação e remodelamento ou maturação; assim como dependem da extensão do ferimento e da possibilidade de cicatrização primária ou por primeira intensão, que ocorre quando não há falha ou destruição intensa dos tecidos locais.

Incrivelmente cada tecido tem sua própria característica: a pele cicatriza sua camada mais superficial e fina em torno de sete a dez dias, a epiderme até 28 dias e a derme, camada mais profunda da pele, pode levar até seis meses. O tecido ósseo necessita de 45 dias em média pra ter o processo de resistência e conexões entre os locais da fratura, mas também pode levar mais de seis meses seu processo completo de remodelação.

Há tecidos que se regeneram, como o fígado, e até aqueles que não conseguem nem cicatrizar nem reparar, como o tecido cartilaginoso e nervoso. O tecido muscular também apresenta dificuldade em formar novas células, fazendo com que sua reparação seja através de cicatrizes fibrosas.

Apesar de toda capacidade regenerativa, nosso tecidos precisam de um meio e um suporte ideal para seu melhor reparo. Eles apresentam características únicas e necessidades singulares de nutrientes e controle hormonal para conseguirem o melhor reparo no menor tempo possível.