O poder da rotina

Estudo constata que a relação entre uma rotina alimentar, de exercícios e de sono, cria constância metabólica que traz longevidade e diminuição de doenças

Samuel Theo Manat Silitonga/Pexels
(foto: Samuel Theo Manat Silitonga/Pexels)

Tenho certeza que, na maioria das vezes, enxergamos a palavra rotina como uma coisa ruim. Rotina amorosa, rotina no trabalho, etc. Mas não sabemos que, para ter longevidade, atingir objetivos e conquistas, esse é um dos principais fatores influenciadores: constância, rotina, equilíbrio.

Em estudo científico publicado por uma revista de grande impacto mundial, ficou constatado que a relação entre uma rotina alimentar, de exercícios e de sono, cria uma constância metabólica que traz longevidade e diminuição de doenças ao nosso corpo.

Esse fato também é verdade quando vemos a busca de pessoas por dietas. Toda vez que criamos hábitos muito agudos, ou seja, uma restrição muito grande, um excesso muito grande, os resultados não são duradouros e muitas vezes ineficientes. Quando equilibramos uma rotina alimentar, em que a forma e o tipo dos alimentos se encaixam dentro de uma rotina equilibrada, o resultado sempre é mais eficiente e duradouro.

Essa também é uma verdade para as atividades físicas. Quando realizamos atividades somente em alguns períodos do ano, ou até mesmo quando buscamos resultados de forma brusca, aumentando de forma não regular nossos exercícios, não atingimos nosso objetivo.

O maior segredo é construir uma rotina para ensinar o nosso corpo a manter o metabolismo equilibrado, e a construção de uma memória de atividades traz bem estar e homeostasia corporal.

Quando temos uma dieta equilibrada em relação a horário, a quantidade de alimentos, nosso corpo tem uma tendência a não criar picos glicemia, ou não armazenar gordura de forma desnecessária, mantendo a secreção de hormônios dentro de um padrão que não criará uma síndrome plurimetabólica.

Com as atividades físicas acontece a mesma coisa. Se temos uma rotina para realizar exercícios quatro a cinco vezes por semana em horários constantes, com intensidade regular, nossa memória muscular fica mais ativa e mais rápida, em períodos que precisamos ficar ausente das atividades físicas ou em momentos que precisamos aumentar a intensidade dos exercícios, sem que as consequências corporais se tornem doenças ou lesões.

Se liga na rotina boa e na rotina ruim para o nosso dia a dia.