Atividade física na pandemia: Voltamos à estaca zero

O desejo de praticar exercícios e esportes não pode superar o senso de responsabilidade social

Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press
(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

Estamos todos assustados. Déjà vu de março de 2020. Lockdown, restrição domiciliar, caos na saúde, números de mortos em fase crescente, leitos hospitalares cada vez mais escassos. Temos que nos conscientizar, fazer a nossa parte e cobrar dos nossos pares.

A Prefeitura de Belo Horizonte e o estado de Minas de Minas Gerais decretaram: "ficam suspensas, por prazo indeterminado, a utilização de praças, pistas de caminhada ou de corrida e outros locais públicos para a prática de atividades de esporte e lazer coletivas ou individuais, com potencial de aglomeração de pessoas".

O bom senso diz que estamos restritos para realizar nossas atividades físicas fora de casa, em academia, inclusive dos nossos prédios. Mas não é isso que estamos observando na prática.

No último final de semana, nos defrontamos com vários corredores no meio da via, praticando atividades físicas ao ar livre, como caminhadas e corridas, vários sem máscara de proteção. O desejo de praticar atividade não pode superar nosso senso de responsabilidade social.

O dever de cuidar da saúde de todos não é somente do estado ou das prefeituras - nós precisamos seguir e ajudar nas regras. Nesse contexto devia voltar, pelo menos nas próximas duas semanas, a realização de atividades físicas domiciliares, com proteção e limpeza adequada.

E nós já aprendemos como fazer. Aprimoramos os exercícios e potencializamos os resultados com esta nova forma de atividade física. Podemos voltar a usar aplicativos, YouTube, bicicletas domiciliares, usar steps, exercícios de core, entre outros mais.

Não há impedimento para manter nossa necessidade fisiológica de atividades, intensa ou não. Só devemos fazer atividade consciente - este é o momento de pensar no todo.

Mantenha o uso de máscara, limpeza constante das mãos e evite aglomerações. Segurança em primeiro lugar.