Avanços em cirurgia ortopédica

A modernidade é relacionada a procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos, guiados por software de precisão ou e aqueles que são realizados por robôs

National Cancer Institute/Unsplash
(foto: National Cancer Institute/Unsplash)

Apesar de sabermos que, historicamente, as cirurgias ortopédicas eram realizadas com o conceito de "grandes cirurgiões, grandes incisões", a modernidade nos trouxe avanços que permitiram a realização de procedimentos ortopédicos com mais segurança, com menor agressão dos tecidos que recobrem as articulações, e com uma precisão infinitamente superior àquelas conquistadas no passado.

Consideramos avanços e modernidade em relação aos procedimentos cirúrgicos aqueles realizados de forma minimamente invasiva, aqueles que são guiados por software de precisão, e aqueles que são realizados por robôs.

Essas tecnologias atingem todos os possíveis procedimentos realizados por um ortopedista e traumatologista, desde os procedimentos mais comuns, como correções cirúrgicas de fratura, às correções de deformidades complexas dos membros, liberações de compressões de nervos e artroplastias articulares de substituição.

E, sobre toda essa modernidade, que foi alcançada através de muito estudo, investimento em aparelhos tecnológicos de empresas ortopédicas e de um quebra-cabeça constante em congressos e reuniões, um artigo recente comparou o passado, o presente e o futuro da educação ortopédica relacionada à modernidade e à evolução tecnológica constante que a especialidade apresentou.

Hoje, todos os residentes, os alunos e os aprendizes de cirurgia ortopédica precisam estar familiarizados com a evolução acadêmica. É importante aprimorar as habilidades de realizar cirurgias minimamente invasivas. A comparação que se faz, em forma de brincadeira, é como jogar um videogame - nada mal, né?

Também é importante aprender a utilizar softwares de realidade virtual. Estes ajudam a lidar com cirurgias guiadas ou realizadas por robôs. Neste ano de 2021, já se encontra disponível no Brasil o primeiro robô que realiza cirurgias ortopédicas sozinho, com orientação médica através de um controle externo, uma super tecnologia de uma grande empresa multinacional a serviço do bem estar!

Todo esse processo tecnológico, baseado em aprendizado constante, tem o objetivo de melhorar os resultados alcançados nos procedimentos cirúrgicos, para que eles sejam menos agressivos, com resultados mais previsíveis e que permitam uma reabilitação mais precoce, menos dolorosa e mais rápida!