O que esperar dos meus pés após a correção do joanete?

Com as tecnologias atuais, os dias após a cirurgia se tornam mais confortáveis, menos dolorosos e menos limitantes

Maria Tereza Correia/EM/D.A Press - 23/1/12
(foto: Maria Tereza Correia/EM/D.A Press - 23/1/12)

O joanete, ou cientificamente conhecido como Halux valgus, é uma deformidade dos pés que acomete principalmente as mulheres. Já comentamos em outra coluna no portal como se desenvolve esta deformidade e seu contexto genético.

As dores, inflamações locais, dificuldade para usar calçados e limitações para atividades esportivas são as principais queixas relacionadas. O único tratamento eficaz é a correção cirúrgica. O uso de separadores de dedos, fisioterapia, massagem ou troca dos calçados, conseguem somente aliviar os sintomas, mas não resolvem a causa.

Quando a decisão cirúrgica é tomada, um mundo de dúvidas, desejos e expectativas nascem: quando vou poder pisar? A cirurgia dói muito? Vou poder usar meus calçados novamente? Se eu operar, a deformidade pode voltar? Pois bem, estas dúvidas hoje já têm resposta bem consolidada e estabelecida no tratamento do joanete.

Após a correção cirúrgica, que pode inclusive ser realizada com anestesia local e nos dois pés ao mesmo tempo, o paciente pode colocar o pé no chão imediatamente, utilizando uma sandália programada para tal. A modernidade dos procedimentos atuais permite este apoio precoce e esta reabilitação mais acelerada, sem limitar muito o nosso dia a dia.

A dor é controlada pelo uso da anestesia local através de um "bloqueio dos nervos periféricos", muitas vezes guiado por ultrassonografia para agregar precisão. A alta hospitalar é realizada comumente no mesmo dia do procedimento, permitindo que o paciente tenha o conforto da sua casa no mesmo dia da cirurgia.

Com as tecnologias atuais, como órteses removíveis para o pós operatório imediato, aparelhos de gelo e massagem contínuos, os dias após a cirurgia se tornam mais confortáveis, menos dolorosos e menos limitantes.

Em relação aos calçados, assim que houver resolução completa do edema, estes passam a ser permitidos sem limitações, trazendo de volta aquele prazer de escolhê-los com menos limitações. A deformidade bem corrigida, seguindo os parâmetros estabelecidos nos dias atuais, tem resultados surpreendentes, com baixo índice de complicações, recidivas quase negativas e atingindo as expectativas de melhora da dor, correção estética e alívio para uso e escolha dos calçados.

Você tem joanete e está limitado? Pode ficar tranquilo, procure um especialista. Hoje temos soluções duradouras e eficientes.