Como manejar a dor durante e após a atividade física e os sinais de atenção

Deve-se ter atenção a qualquer sintoma ligado a aumento da intensidade dos exercícios. Dores comuns e esperadas melhoram com o repouso e uma boa noite de sono

Victor Freitas/Unsplash
(foto: Victor Freitas/Unsplash)

Todos sabemos que atividade física está ligada ao bem-estar e ao cuidado de várias doenças sistêmicas. Exercícios, inclusive, podem ser o método de tratamento para dores articulares e corporais de difícil controle. Melhora do alongamento, do preparo físico, da qualidade de vida são os principais fatores ligados à melhora da dor.

Mas a própria atividade física também pode ser causa de dores. Atletas de elite convivem com dor diariamente e, mesmo entre aqueles que praticam atividades de forma recreativa, as dores podem acompanhar quase que diariamente.

Quais são as causas destas dores? Dor durante ou após as atividades físicas pode estar ligada ao excesso de carga e intensidade da atividade, ao próprio desgaste corporal do exercício ou à falta de preparo específico para exercer aquela atividade planejada.

Quando falamos em controle de carga para realizar um esporte, isso se relaciona diretamente à nossa capacidade muscular e óssea para tolerar certa atividade, quando ultrapassamos nosso limite. A dor é uma consequência esperada e, se não for respeitada e cuidada, consequências, como fraturas por estresse e lesões musculares, podem ocorrer. Devemos ter atenção a qualquer sintoma ligado a aumento da intensidade dos nossos exercícios.

Quando a dor ocorre após a atividade física, seja ela intensa ou não, muitas vezes o próprio desgaste muscular e nutricional pode ser um fator. O acúmulo de metabolitos, como ácido lático, leva a dores musculares. A forma de prevenir ou até mesmo controlar estas dores está ligada à hidratação constante e controle nutricional, para que possamos ter disponível todas as vitaminas e aminoácidos durante a nossa atividade. Mas, se mesmo assim, a dor permanecer, métodos de recovery já comentados em outras colunas neste portal podem ajudar, como botas de compressão, gelo, massagem, etc.

O esporte estará sempre ligado ao desgaste corporal, a dor é quase uma característica da atividade física, mas não pode estar ligada a limitação articular, sinais inflamatórios, impedimentos físicos e edemas localizados. Uma característica das dores comuns e esperadas dos exercícios são aquelas que melhoram com o repouso, com uma boa noite de sono. Não precisa de analgésicos e não impedem a manutenção das atividades.

Se mantenha focado e atento nas suas atividades esportivas para que certas dores não passem desapercebidas.