Agosto Branco e a prevenção do câncer de pulmão

Em cerca de 85% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco, uma das principais causas de morte evitáveis

Carolina Vieira 06/08/2021 06:00
Gordon Johnson/Pixabay
(foto: Gordon Johnson/Pixabay)

Agosto Branco
é uma campanha destinada à conscientização sobre o câncer de pulmão. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pulmão é o segundo mais comum em homens e mulheres no Brasil (sem contar o câncer de pele não melanoma).

Em cerca de 85% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco, uma das principais causas de morte evitáveis. A taxa de incidência vem diminuindo desde meados da década de 1980 entre homens, e desde meados dos anos 2000 entre as mulheres. Essa diferença deve-se aos padrões de adesão e cessação do tabagismo constatados nos diferentes sexos.

O câncer de pulmão pode ser classificado em dois tipos, sendo o primeiro câncer de pulmão de não pequenas células (CPNPC), que se desenvolve a partir das células epiteliais e representa 85% do total de casos de tumores pulmonares. Os cânceres de pulmão não pequenas células são divididos em adenocarcinoma e carcinoma de células escamosas. A partir dessa divisão, ainda se seguem classificações moleculares e genéticas. Os outros 15% são representados pelo câncer de pulmão de pequenas células (CPC), que tende a ter comportamento biológico mais agressivo.

Assim como várias outras neoplasias, se detectado de forma precoce, o câncer de pulmão tem melhores perspectivas. A indicação de tratamento e chances de cura variam de acordo com o tipo de câncer, estágio e condições clínicas do paciente. Além da cirurgia, quimioterapia e radioterapia, hoje o paciente pode contar com as terapias-alvo e a imunoterapia, que podem ser utilizadas sozinhas ou combinadas, de acordo com a avaliação médica, a condição de saúde do paciente e os tipos de mutação do tumor.

Tem alguma dúvida sobre câncer de pulmão? Escreva pra mim: carolinavieiraoncologista@gmail.com