BH sedia simpósio internacional sobre câncer de mama

Inovações em diagnóstico e tratamento do câncer de mama serão debatidos nesta sexta e sábado por médicos internacionais e brasileiros

por Valéria Mendes 08/07/2016 10:00
Pedro Vilela
Henrique Salvador, presidente da Rede Mater Dei de Saúde, (foto: Pedro Vilela)
Quase 58 mil brasileiras já foram diagnosticadas ou ainda irão receber a notícia do câncer de mama neste ano. De sentença de morte a chance de cura - desde que o tumor seja identificado no início -, o tratamento da doença passou por inúmeros avanços. “Sou testemunha do que aconteceu nos últimos 30 anos: do máximo de tratamento que uma paciente poderia suportar chegamos à mínima intervenção com a possibilidade de uma abordagem individualizada e uma atenção multidisciplinar focada na qualidade de vida da mulher”, afirma o coordenador do Serviço de Mastologia e presidente da Rede Mater Dei de Saúde, Henrique Salvador.

Para falar sobre o que há de mais novo em diagnóstico e tratamento para as doenças da mama, Belo Horizonte sedia o 13º Simpósio Internacional de Mastologia da Rede Mater Dei de Saúde que acontece nesta sexta e sábado. Referência mundial em imagens da mama, a norte-americana Elizabeth Morris vai falar sobre as indicações da tomossíntese, técnica de mamografia digital que aumenta a acuidade visual e a possibilidade de detecção do câncer em estágio inicial. Outro nome de destaque é do cirurgião Virgilio Sacchini e pesquisador do Memorial Sloan kettering Cancer Center. Também dos Estados Unidos, o médico vai falar sobre as novidades na área cirúrgica.

Mais de 850 profissionais de diversos estados brasileiros já se inscreveram para participar do simpósio que é gratuito e destinado aos profissionais da área da saúde e acadêmicos. “É um momento para se discutir os avanços, de permitir uma atualização daqueles que lidam com o câncer de mama e também de aprender novas técnicas porque trata-se de uma área da medicina que está sempre em franca evolução”, salienta Henrique Salvador.

O Simpósio Internacional comemora os 30 anos do Serviço de Mastologia da Rede Mater Dei de Saúde e conta com a presença do presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Ruffo de Freitas Júnior, do presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia - Regional Minas Gerais, Clécio Lucena, e outros nomes de destaque do cenário brasileiro. “O nosso objetivo é a atualização, conhecer os recursos de tecnologia disponíveis, balizar o conhecimento e capacitar profissionais da área para tratar a mulher com câncer de mama da melhor maneira possível”, sintetiza o presidente da Rede Mater Dei de Saúde.


13º Simpósio Internacional de Mastologia da Rede Mater Dei de Saúde
Evento gratuito e vagas limitadas
08 de julho, a partir das 19h15
09 de julho, das 8h30 às 17h
Mater Dei Contorno
Centro de Convenções Drª. Norma Salvador
Av. do Contorno, 9000
Mais informações aqui

VÍDEOS RECOMENDADOS