Meio litro de água antes da refeição ajuda a emagrecer

Pesquisadores do Reino Unido avaliam que medida deve ser incentivada em campanhas públicas e nas consultas com profissionais de saúde

por Correio Braziliense 02/09/2015 09:30

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Carlos Altman / EM / D.A Press
A água deve ser bebida meia hora antes das principais refeições (foto: Carlos Altman / EM / D.A Press)
Some ao arsenal de cuidados em prol do emagrecimento algumas garrafas de água. E as esvazie em horários estratégicos, avisam cientistas do Reino Unido. Após analisar os resultados de um experimento com 84 adultos obesos, estudiosos da Universidade de Birmingham concluíram que a ingestão de 500ml do líquido meia hora antes das principais refeições potencializa a perda de peso.

“Quando combinado com instruções sobre como aumentar a quantidade de atividade física e adotar uma dieta saudável, esse hábito parece ajudar as pessoas a conseguirem um emagrecimento extra a um ritmo moderado e saudável”, diz Helen Parretti, professora da Universidade de Birmingham e participante do estudo, divulgado na última edição da revista Obesity.

Na pesquisa, todos os participantes foram atendidos em uma consulta de gerenciamento do peso, quando foram aconselhados sobre como melhorar o estilo de vida por meio de dietas e da prática de exercícios físicos. Dos voluntários, 41 receberam também a orientação de fazer um pré-carregamento de água meia hora antes do almoço, do jantar e do café da manhã. Os 43 restantes tinham que imaginar que estavam com o estômago cheio antes de começar a comer nas três situações.

O acompanhamento dos adultos durou 12 semanas. Ao fim, os integrantes do primeiro grupo perderam em média 1,3kg a mais. Aqueles que relataram ter bebido meio litro de água antes das três principais refeições perderam, em média, 4,3kg nos três meses da pesquisa. Quando obedeceram à recomendação do reforço líquido apenas uma vez por dia, a média de emagrecimento caiu para 0,8kg.

Os voluntários foram incentivados a beber água da torneira. Água com gás, refrigerantes ou bebidas açucaradas não estavam autorizados. “A beleza desses resultados está na simplicidade. Basta beber meio litro de água três vezes ao dia para ajudar a reduzir o seu peso”, avalia Parretti.

Elas e os outros pesquisadores avaliam que, pela facilidade da medida, ela deve ser incentivada em campanhas públicas e nas consultas com profissionais de saúde. “É algo que não demanda muito trabalho para ser integrado à nossa vida cotidiana, quase sempre muito atribulada. Trata-se de uma mensagem simples e que tem o potencial de fazer uma contribuição real para a saúde pública”, defende Parretti.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, de 1980 a 2013, a proporção de adultos obesos no mundo subiu de 28,8% para 36,9% entre os homens e de 29,8% para 38% entre as mulheres. Segundo o Ministério da Saúde, há três anos, o Brasil mantém estável o nível de obesidade. Conforme a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), em 2014, a população obesa era de 17,9%. Em 2013, era 17,5% e, em 2012, 17,4%. O número de pessoas com excesso de peso, porém, tem aumentado: de 43% dos brasileiros em 2006 para 52,5% no ano passado.