Excesso de dever de casa provoca estresse familiar

Pesquisa mostra que crianças do ensino básico estariam levando três vezes mais dever de casa que o recomendado

por AFP - Agence France-Presse 14/08/2015 10:29

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

SXC.hu / Banco de Imagens
Regra dos 10 minutos: o tempo que cada criança gasta estudando deveria ser o número de sua série vezes 10 (foto: SXC.hu / Banco de Imagens)
Estudo mostra que os deveres de casa têm vínculos com o "estresse familiar". Pesquisadores consultaram 1.173 pais de língua inglesa e espanhola em Rhode Island com filhos do jardim de infância até o ensino médio para fazer um balanço do impacto da lição de casa.

Eles focaram na "regra dos 10 minutos" - o princípio estabelecido em 2006 pela Associação Nacional de Educação -, que estabelece que o tempo que cada criança gasta estudando deveria ser o número de sua série vezes 10.

Desse modo, um estudante da primeira série deveria gastar 10 minutos com seu dever de casa, um da sétima série 70 minutos e um do terceiro ano (décima segunda série), 120 minutos.

Na verdade, o estudo demonstrou que as crianças do ensino básico estavam levando três vezes mais dever de casa que o recomendado pela regra dos 10 minutos. "O estresse familiar aumenta conforme as crianças acumulam mais dever de casa e a percepção dos pais sobre a capacidade dos filhos em aprender diminui", completou.

"A quantidade de dever de casa também variou significativamente entre famílias que falam espanhol e inglês, e entre as aquelas cujos pais tiveram uma educação limitada ou avançada", prosseguiu.

A pesquisa recomenda uma aplicação melhor da regra dos 10 minutos e deveres de casa que demandem que os pais sejam tutores de apoio e não tutores qualificados.