Dieta mediterrânea está em vias de desaparecer

Apenas 10% das variedades de culturas tradicionais do Mediterrâneo são ainda cultivadas. A consequência é o aumento da obesidade e incidência de doenças crônicas

por AFP - Agence France-Presse 11/06/2015 12:06

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Paula Rafiza/Esp.CB/D.A Press
Dieta mediterrânea consiste principalmente de frutas e legumes, carne magra e peixe, e uma preferência pelo azeite sobre outras gorduras (foto: Paula Rafiza/Esp.CB/D.A Press)
O regime alimentar mediterrâneo, também chamado de dieta mediterrânea e alardeado por seus benefícios à saúde, está desaparecendo. A consequência imediata é o aumento da obesidade e doenças crônicas na região, alertou a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) nesta quinta-feira (11/05). "A região do Mediterrâneo está passando por uma 'transição nutricional', que se distancia de sua dieta original, considerada por muito tempo como modelo de uma vida saudável", afirma um relatório apresentado na Expo Mundial em Milão.

O estudo realizado pela FAO e o Centro Internacional de Estudos Avançados Agronômicos Mediterrâneos (CIHEAM), a modificação de hábitos alimentares em todo o Mediterrâneo traz muitos efeitos negativos: obesidade, mas também invalidez e morte prematura.

A dieta mediterrânea, ou cretense, cujos estudos científicos demonstraram que previne doenças cardiovasculares, consiste principalmente de frutas e legumes, carne magra e peixe, e uma preferência pelo azeite sobre outras gorduras.

A globalização, o comércio de produtos alimentares e as mudanças no estilo de vida, incluindo a mudança do papel da mulher na sociedade, estão mudando os hábitos de consumo no Mediterrâneo, indica o relatório.

"Enquanto a subnutrição ainda aflige a parte sul do Mediterrâneo, os países da região são cada vez mais confrontados com o flagelo do excesso de peso", especialmente entre as crianças, segundo o relatório.

"A dieta mediterrânea é nutritiva, bem integrada com as culturas locais, respeitadora do ambiente e propícia para as economias locais", ressalta Alexandre Meybeck, coordenador do programa Sistemas Alimentares Sustentáveis da FAO.

Mas com o aumento do número de alimentos importados de outras regiões e a transformação das paisagens locais de monocultura, os sistemas alimentares tradicionais sofrem os efeitos das mudanças nos hábitos alimentares, adverte o relatório.

Segundo estimativas, apenas 10% das variedades de culturas tradicionais locais ainda são cultivadas na zona do Mediterrâneo.

O turismo, a crescente urbanização, o esgotamento dos recursos naturais e a perda de conhecimento tradicional contribuem para a rápida diminuição da diversidade genética das culturas e raças animais em todo o Mediterrâneo.