Ebola já deixou mais de 2.400 mortos

Balanço pode não conter números da Nigéria. Na Libéria, não há nenhum leito disponível para tratar pacientes

por AFP - Agence France-Presse 12/09/2014 10:33

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
A epidemia da febre hemorrágica Ebola na África Ocidental já matou mais de 2.400 pessoas, de um total de 4.784 casos, segundo um balanço anunciado nesta sexta-feira pela diretora da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan. "No dia 12 de setembro, há 4.784 casos" e "mais de 2.400 mortos", declarou em uma coletiva de imprensa na sede da OMS em Genebra.

Não foi informado, no entanto, se estes números incluem a Nigéria ou se é um balanço dos três países mais afetados: Guiné, Libéria e Serra Leoa. O balanço anterior publicado na terça-feira pela OMS informava sobre 2.300 mortos de um total de 4.293 casos em toda a África Ocidental.

REUTERS/Pierre Albouy
Margaret Chan advertiu que o número de casos de ebola aumenta mais rápido que a capacidade para tratá-los (foto: REUTERS/Pierre Albouy)
"Nos três países mais afetados, o número" de casos "aumenta mais rápido que a capacidade para tratá-los", advertiu nesta sexta-feira Chan, que pede uma maior mobilização da comunidade internacional. Ela lembrou que já não resta nenhum leito disponível para tratar estes pacientes na Libéria.

Em uma coletiva de imprensa conjunta com Chan, o ministro da Saúde cubano, Roberto Morales Ojeda, anunciou nesta sexta-feira que seu país enviará 165 médicos e enfermeiros a Serra Leoa durante seis meses para ajudar as autoridades a combater a epidemia de Ebola.

Trata-se do envio mais importante de especialistas à região, destacou Chan.