Costa do Marfim suspende voos de países afetados pelo Ebola

País é vizinho da Libéria e de Guiné, onde a epidemia de ebola provocou centenas de mortes, apresenta um nível de alerta elevado

11/08/2014 09:46

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

A Costa do Marfim anunciou nesta segunda-feira a suspensão de todos os voos de sua companhia nacional para e a partir dos países afetados pelo vírus ebola. Além disso, o governo proibiu que as companhias transportem passageiros dos países envolvidos para o território da Costa do Marfim.

Em um comunicado, o governo anunciou a suspensão dos voos da companhia Air Côte d'Ivoire para e a partir dos países afetados pela febre hemorrágica. A Costa do Marfim, vizinha da Libéria e de Guiné, onde a epidemia de ebola provocou centenas de mortes, apresenta um nível de alerta elevado, segundo as autoridades do setor de saúde.

O país adotou um pacote de medidas para evitar a entrada do ebola em seu território, sobretudo de vigilância comunitária. Também decidiu reforçar a segurança no aeroporto de Abidjan, onde todos os passageiros serão examinados após o desembarque. Até o momento nenhum caso suspeito de ebola foi registrado na Costa do Marfim. O governo de Ruanda anunciou no domingo que colocou em quarentena um estudante alemão, internado em Kigali, que apresenta os sintomas do vírus ebola.

O paciente foi submetido a exames e os resultados devem ser conhecidos em 48 horas. Além de Libéria e Guiné, Serra Leoa Nigéria também são afetados pela epidemia que já provocou 960 mortes em 1.800 casos confirmados, prováveis ou suspeitos desde o início do ano. A Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou na sexta-feira uma emergência de saúde pública mundial pelo ebola.


Nigéria confirma mais um caso

O Ministério da Saúde da Nigéria confirmou nesta segunda-feira mais um caso de Ebola do país. Trata-se de um enfermeiro (ou enfermeira) que participou do tratamento de um liberiano-americano que viajou para o país quando já estava apresentando sintomas da doença e morreu no mês passado.

O exame que provou a contaminação pelo vírus foi realizado no final de semana, informou o ministro da Saúde Onyebuchi Chukwu aos jornalistas na capital do país, Abuja. Com este caso, sobe para 10 o número de infectados pelo ebola na Nigéria, dentre eles dois pacientes que morreram: o liberiano-americano Patrick Sawyer, e outro enfermeiro. Os demais oito estão em tratamento em isolamento em Lagos. Todos os nove nigerianos que contraíram a doença foram infectados por meio de contato com Sawyer, afirmou Chukwu.

Funcionários da saúde da Nigéria trabalham para impedir que o ebola se dissemine para outras pessoas, além das que tiveram contato com Sawyer. As autoridades nigeriana mantêm sob vigilância 177 pessoas que tiveram contato primário e secundário com Sawyer.

 

Com agências