Ministério da Saúde avalia surto de ebola na África e diz que risco de transmissão é baixo

O ebola é transmitido pelo contato direto com sangue, secreções, órgãos e outros fluidos corporais de pessoas ou animais infectados

03/07/2014 09:56

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira que avalia o surto de ebola na África Ocidental e ressaltou que não há casos da doença confirmados no Brasil. Mesmo com o grande fluxo de turistas estrangeiros em razão da Copa do Mundo, o risco de transmissão no país é considerado baixo pela autoridade de saúde. O acompanhamento é realizado por meio de dados repassados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

“De acordo com avaliação da OMS, o risco de disseminação da doença é considerado alto nos países fronteiriços, moderado no restante do Continente Africano e baixo no restante do mundo. O ebola é transmitido pelo contato direto com sangue, secreções, órgãos e outros fluidos corporais de pessoas ou animais infectados. Por isso, a transmissão para outros continentes não é provável e a OMS não recomenda quaisquer medidas que restrinjam o comércio ou o fluxo de pessoas com os países afetados”, informou o ministério.

Dados da OMS mostram que três países enfrentam atualmente uma epidemia do ebola: Guiné, Libéria e Serra Leoa. A organização iniciou nesta quarta-feira (2) uma reunião de dois dias para discutir a situação na África Ocidental. O último boletim registra 759 casos e 467 mortes provocadas pela doença. Em apenas cinco dias (entre 25 e 30 de junho), foram registrados 14 óbitos.

A doença, mais conhecida como febre hemorrágica do ebola, é uma condição grave, com índice de mortalidade pode chegar a 90% dos casos. Durante surtos, as pessoas consideradas mais suscetíveis incluem trabalhadores da saúde, parentes de pacientes e demais indivíduos que tenham tido contato com pessoas infectadas.

 

Com informações da Agência Brasil