Mineiro perde 28 quilos e vira referência em dieta ao publicar mais de 250 receitas

Mineiro de Dom Joaquim, Elberth Henrique Teixeira era sedentário, fumante, pré-diabético, tinha um índice de massa corporal (IMC) de 30,7, níveis elevados de açúcares no sangue e sofria de hipertensão. Em um ano, construiu um corpo de atleta

por Augusto Pio 03/07/2014 14:30

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Arquivo pessoal e Reprodução / Instagram
Elberth Henrique quando pesava 90 quilos... e hoje, malhado e sem problemas de saúde (foto: Arquivo pessoal e Reprodução / Instagram)
Mineiro de Dom Joaquim, Elberth Henrique Teixeira, de 28 anos, mora atualmente no Rio de Janeiro, onde é diretor do Centro de Saúde Escola São Francisco de Assis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com 1,73m de altura, pesava há um ano 90 quilos, era sedentário, fumante, pré-diabético, tinha um índice de massa corporal (IMC) de 30,7, níveis elevados de açúcares no sangue e sofria de hipertensão. Certo dia, resolveu dar uma basta e iniciou um processo de reeducação alimentar e novos hábitos de vida. Hoje, pesa 62 quilos, tem um percentual de gordura menor que 5% e um IMC de 20,71. “Em um ano foi possível obter um corpo de atleta e, mais importante do que isso, construí saúde. É isso que pretendo divulgar para as pessoas.”

A partir daí, Henrique resolveu criar sua própria dieta, pois alega que os métodos tradicionais não levam em conta a individualidade de cada organismo e não estudam, detalhadamente, hábitos alimentares da população. “Tentei, por quatro vezes, os métodos tradicionais e não obtive nenhum resultado positivo. A chance de recaída e de fracasso é maior que 90%.” Com o objetivo de propagar os novos hábitos de vida, com uma boa alimentação e prática de atividades físicas, ele criou um perfil no Instagram (@henriquefitnessbrasil). “Além de dicas de atividades físicas, posto receitas exclusivas e fit. Embora com apenas dois meses de Instagram, estou surpreso, pois já conto com mais de 15 mil seguidores.”

Conhecido como o chefe fit do Instagram, Henrique elaborou mais de 250 receitas. Ele propõe um novo método. “Além de proporcionar resultados positivos em curto espaço de tempo, promoveu saúde e qualidade de vida em mim.” Movido a desafios, ele recorreu aos livros de nutrologia e nutrição, estudou e se aprofundou sobre o assunto durante um mês e criou o que ele chama de dieta fast-fit (rápida e saudável ).

O atleta garante que cada ingrediente é minuciosamente estudado e escolhido com o objetivo de potencializar a perda de massa gorda, aumentar o ganho de massa magra, que, além de garantir em curto prazo os padrões estéticos mais desejados e vislumbrados, visam proporcionar nutrição e saúde. Ele revela que o uso de farinhas de baixo índice glicêmico, em especial a de banana verde, rica em amido resistente (substância presente no alimento que o organismo não consegue digerir e que acaba funcionando como uma espécie de fibra solúvel), aliada a um suplemento alimentar utilizado no universo fitness são os segredos para os bons resultados e o sucesso da dieta.

Reprodução / Instagram
Conhecido como o chefe fit do Instagram, Henrique elaborou mais de 250 receitas (foto: Reprodução / Instagram)
Ele revela que suas receitas e pratos seguem uma linha lowcarb (pouco carboidrato, suficiente para as demandas energéticas do dia, sem oferecer acúmulo no corpo na forma de gordura) e são todas sem adição de açúcar e gorduras. “Além disso, são fontes de proteína, fibras, vitaminas e sais minerais, que, quando combinados na dosagem certa, vão proporcionar saciedade e não engordam”, garante. Dessa forma, Henrique afirma que o processo de emagrecimento se torna muito mais fácil e prazeroso, com uma maior adesão do público à dieta.

Henrique come hoje quantidades maiores do que quando era obeso, porém, alerta que mais importante do que se preocupar em ficar contando calorias é se preocupar com a qualidade dos alimentos que fazem parte da dieta e compõe a mesa de cada um. “Não é o consumo alto de proteínas o grande vilão, mas, sim, o consumo excessivo de açúcares e gorduras saturadas e trans as responsáveis pelos grandes malefícios à saúde.” O Chef Fit ressalta que esse consumo excessivo é o responsável pela obesidade, que nada mais é do que uma grande e generalizada inflamação, que se configura como um grave problema de saúde. “Como blogueiro no instagram, tenho a oportunidade de propagar, de forma consciente e responsável, hábitos de vida saudáveis para a população.”