Hemorio faz campanha para conscientizar mulheres sobre doação de sangue

Segundo o Hemorio, atualmente o número de mulheres doadoras de sangue no estado corresponde a 35% do total de pessoas que passam pela unidade de saúde, que chega a receber cerca de 300 candidatos a doação diariamente

por Agência Brasil 22/05/2014 08:47

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Tomaz Silva/Agência Brasil
Unidade de saúde espera receber entre 50 e 80 mulheres por dia durante a campanha (foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)
Para aumentar o número de doadoras de sangue, o Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio) promove até esta sexta-feira (23) a ação Mulher + Solidária, conscientizando o público feminino sobre a importância da doação de sangue. Segundo o Hemorio, atualmente o número de mulheres doadoras de sangue no estado corresponde a 35% do total de pessoas que passam pela unidade de saúde, que chega a receber cerca de 300 candidatos a doação diariamente.

Durante os três dias da campanha, que existe há 11 anos, o Hemorio espera receber entre 50 e 80 mulheres por dia. De acordo com a chefe do Atendimento ao Doador do Hemorio, Naura Farias, uma das principais razões para a defasagem do público feminino na doação de sangue é a falta de tempo, já que as mulheres tendem a acumular mais funções.

“Por conta das várias atividades acumuladas, principalmente para as mulheres que trabalham fora, cuidam dos filhos e têm responsabilidade com a casa, observamos que há uma dificuldade para trazê-las ao Hemorio. Quando vamos até as instituições, escolas, empresas e universidades, o percentual de mulheres doadoras de sangue é muito maior, chegando a 50%. Então, vemos que talvez a dificuldade esteja no deslocamento delas até um local de coleta”, disse Naura.

Além de incentivar o público feminino, a ação procura esclarecer as principais dúvidas sobre os requisitos para a doação. Segundo Naura Farias, alguns mitos ajudam a afastar as mulheres dos postos de coleta de sangue. “A campanha desmistifica a doação de sangue feminina, já que muitas ainda acham que não podem doar por conta do ciclo menstrual, por exemplo. Durante a ação, temos pessoas que esclarecem dúvidas e desmentem esses mitos. Somente grávidas ou mulheres que estejam amamentando durante o primeiro ano de vida do bebê não podem doar”, esclareceu.

Para doar sangue, os candidatos devem ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e obedecer ao intervalo entre as doações: de três meses para as mulheres e dois meses para os homens. O Hemorio funciona todos os dias, incluindo fins de semana e feriados, das 7h às 18h.