Tire dúvidas sobre dieta detox, a 'queridinha' da perda de peso que vai e volta

Muito disseminada e geralmente feita por conta própria, dieta detox se une ao grupo de milagres do emagrecimento. Mas será que funciona? Aprenda agora como é a verdadeira alimentação desintoxicante

por Letícia Orlandi 27/01/2014 08:30

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Com a promessa de eliminar substâncias nocivas e acelerar o metabolismo, as dietas desintoxicantes, ou 'detox', ganharam status de aliadas da perda de peso de forma saudável. Mas será que temos aqui mais um lobo em pele de cordeiro? Não há, ainda, uma conclusão definitiva, mas médicos e nutricionista são unânimes em dois aspectos: dieta altamente restritiva sem orientação traz consequências graves para a saúde, além de não promover desintoxicação real, apenas perda de líquidos; e, para quem se presta a essas medidas extremas, algo que pode ser uma grande frustração: os quilos retornam em tempo recorde. 

 

Clique aqui para saber tudo sobre alimentação desintoxicante!

 

 

As dietas chamadas 'detox' não são novidade. Os primeiro registros são dos anos 40 do século passado, quando o nutricionista norte-americano Stanley Burroughs criou a 'Master Cleanser'. O mote da dieta eram chás e sucos, principalmente suco de limão com pimenta. Reeditada por outros vários 'especialistas' ao longo do tempo, com adesão de celebridades planetárias como a cantora Beyoncé e a atriz Gwyneth Paltrow, não há, no entanto, comprovação científica de seus efeitos.

O médico Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia, reforça que regimes milagrosos não são reais. Estima-se que existam, no mundo todo, mais de 70 mil dietas que, em sua maioria, trazem carências nutricionais e hábitos não saudáveis a longo prazo. Ribas Filho aponta ainda que, muitas vezes, quando se diz que uma pessoa conhecida na mídia faz um determinado regime, o intuito é a promoção da dieta, sem um pé na realidade da pessoa. “Em muitas ocasiões, o artista nunca fez a dieta, mas o nome é usado para publicidade”, pondera.

Em vez de privar o organismo de nutrientes essenciais para executar bem as tarefas mais simples do nosso dia a dia, as dietas devem ser bem indicadas, integrando um planejamento que considera minuciosamente as necessidades individuais. De acordo com a nutricionista clínica e esportiva Fernanda Dias, existe um conceito errado da dieta 'detox'. Aprenda agora qual é a verdadeira alimentação desintoxicante e veja quais alimentos priorizar:

 

sxc.hu
Clique aqui para saber como funciona uma verdadeira dieta desintoxicante e quais alimentos consumir (foto: sxc.hu)