O que você sabe sobre o cálcio?

Brasileiro ingere, em média, 450 miligramas do mineral diariamente, o que representa menos da metade da recomendação de consumo, que são 1.000 miligramas

por Estado de Minas 14/10/2013 13:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
O cálcio é um nutriente fundamental para manter os ossos fortes por toda a vida. Ele também tem papel de destaque em outras funções vitais, como as batidas do coração e transmissão de impulsos nervosos. A má notícia é que o brasileiro ingere, em média, 450 miligramas do mineral diariamente, o que representa menos da metade da recomendação de consumo, que são 1.000 miligramas. A preferência por alimentos pobres do ponto de vista nutricional e a dificuldade de incluir leite e derivados na dieta motivam a baixa ingestão de cálcio.

A seguir, o médico nutrólogo Daniel Magnoni esclarece alguns mitos e verdades sobre o nutriente fundamental para manter a saúde e o bem-estar.

  • As melhores fontes de cálcio são o leite e seus derivados
Verdade. O cálcio contido em leite, queijos e iogurtes é mais bem absorvido pelo organismo, mas uma dieta variada é sempre recomendável. Sardinha, laranja, semente de gergelim, salsa, rúcula, linhaça, manjericão, grão-de-bico, soja, brócolis e amêndoas também são fonte do mineral.

  • Não se deve ingerir ferro e cálcio juntos
Verdade. É comum que um nutriente interfira na absorção de outro. No caso de ferro e cálcio, eles disputam o mesmo espaço, mas lembre-se de que a absorção de um nutriente ocorre horas depois de sua ingestão. Sendo assim, é possível incluir porções de alimentos ricos em cálcio no café da manhã e nos lanches e garantir um bom aporte de ferro, priorizando carnes vermelhas e verduras de folhas escuras como espinafre e couve, no almoço e no jantar.
Reprodução da internet
O cálcio tem papel de destaque em outras funções vitais, como as batidas do coração e transmissão de impulsos nervosos (foto: Reprodução da internet)

  • Apenas os mais velhos precisam se preocupar em ingerir cálcio para evitar problemas nos ossos
Mito. Como é um nutriente vital, o cálcio deve ser ingerido durante toda a vida. As mulheres, em especial, precisam manter a ingestão do mineral em dia para prevenir eventuais problemas ósseos na maturidade. A menopausa dificulta a absorção do nutriente.

  • Todos os suplementos de cálcio são iguais
Mito. Existem diversos tipos de produtos, que vão desde formulações líquidas e com sabor neutro até comprimidos grandes e de difícil dissolução. Atualmente, encontra-se no mercado um tablete mastigável com sabor de chocolate. O cálcio contido nele é quase totalmente absorvido pelo organismo.