Leite é usado nos tratamentos em spas por suas propriedades calmantes e relaxantes

A submersão não tem contraindicação e os resultados são perceptíveis em uma sessão

por Estado de Minas 20/03/2013 09:55

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Amas/Divulgação
O banho Cleópatra mistura leite e pétalas de rosa para hidratar a pele e renovar as energias (foto: Amas/Divulgação)


Antes de surgirem clínicas de estética, massagistas, spas e rituais relaxantes, no Egito antigo, uma certa mulher já usava alguns truques para manter a beleza da pele. A rainha egípcia Cleópatra ficou conhecida pelas inúmeras conquistas amorosas, e reza a lenda que seu sucesso com os homens resultava não muito por sua beleza, mas sim pelo envolvimento de seus amantes em seus aromas sedutores. Cleópatra era famosa por seus banhos perfumados e seus cuidados com a pele e aparência, sempre explorando matérias-primas curativas e óleos aromáticos como o de rosas. Os antigos diziam que a atratividade da rainha era fruto de seu banho de leite com mel, lavanda ou pétalas de rosa. Algumas fontes sugerem que morangos e amoras eram também usados em seu banho.

A rainha foi uma das precursoras do banho em leite, e dizem que os banhos duravam até seis horas, feito difícil de ser repetido nos dias de hoje. Mas nem tudo é mito: a ciência reforçou a lenda da beleza de Cleópatra, mostrando que banhar-se no leite relaxa o corpo e amacia a pele. Atualmente, várias mulheres se entregam às técnicas da antiga rainha do Egito, e o objetivo é praticamente o mesmo: renovar energias e cuidar da pele, combinação capaz de deixar qualquer mulher mais bonita.

O banho não é novidade no Brasil, mas é uma das grandes procuras em spas. Juliana Assis, sócia do Spa Amás, em Belo Horizonte, explica que a técnica tem propriedades hidratantes e calmantes. É excelente para quem ficou dias ao sol após as férias. Mas, diferentemente dos banhos da rainha, os banhos aplicados no spa duram cerca de 30 minutos. “O interessante é associar o banho a uma esfoliação corporal. A esfoliação renova a pele e o leite e os óleos essenciais ajudam essa pele nova a ficar hidratada”, afirma Juliaana.

A submersão em leite não tem contraindicação e os resultados são perceptíveis em uma sessão. O leite amacia a pele, e a essência de palma rosa (normalmente utilizada) tem propriedades que ajudam no combate à depressão e insônia. Apesar do nome Banho Cleópatra, a técnica também serve para os homens, mas ainda existe preconceito por parte do sexo masculino em participar dos “rituais”. Muito famosa em Portugal, além das propriedades de recuperação física da pele, a técnica ajuda na renovação emocional, para quem acredita nisso. Junto ao leite e aos óleos, costuma-se fazer uso da cromoterapia. Os adeptos da cromoterapia entendem que cada cor tem uma vibração específica e uma capacidade terapêutica. As luzes de cada cor são escolhidas especificamente para cada banho.

TODOS OS GOSTOS

Os banhos temáticos existem nos mais diversos tipos e com os mais diversos propósitos. O interessado pode, por exemplo, ficar 30 minutos submerso em vinho, é o chamado banho merlô. Os apaixonados podem escolher uma seção de banho do casal, com um ambiente romântico e relaxante preparado para os dois. As salas nos spas, com banheiras individuais, misturam os sentidos. Velas, música e aromas são a tríade capaz de proporcionar renovação energética e, associadas ao banho, prometem desintoxicar a alma.

Para quem tem pressão baixa, vale tomar cuidado com o tempo do banho. A água muito quente por muito tempo pode causar algum mal-estar para essas pessoas. Os preços são em média de R$ 130 por seção, o que varia em cada spa. Para quem não tem tempo, mas tem uma banheira em casa, uma boa dica é criar o próprio ambiente relaxante. Incensos, velas e luzes mais baixas podem ajudar a criar um clima bem relaxante depois de dias cansativos.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO BANHO CLEÓPATRA

» Hidrata
» Revitaliza
» Nutre
» Equilibra corpo e mente
» Tem ação calmante
» Relaxa