Você sabia que escovas de cabelo podem transmitir doenças?

Veja os cuidados que você precisa observar nos salões de beleza

por Estado de Minas 11/10/2013 09:15

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Carlos Vieira/CB/D.A Press
O uso compartilhado de escovas, pentes e outros utensílios que não são higienizados adequadamente aumenta as chances de contração de doenças capilares (foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press)
O lugar onde as mulheres, além de cuidar do cabelo, vão para relaxar e colocar o papo em dia pode colocar em risco a saúde. O alerta parece ser um exagero, mas é preciso dar atenção aos objetos usados em salões de beleza que estão em contato com os fios de incontáveis clientes. A terapeuta capilar Sandra de Assis Maia, da Clínica Alto Stima, em Goiânia (GO), informa que o uso compartilhado de escovas, pentes e outros utensílios que não são higienizados adequadamente aumenta as chances de contração de doenças capilares, incluindo a caspa, causadas por fungos e bactérias. A seguir, você vai descobrir o que de fato pode ser uma ameaça para a saúde nos salões de beleza.

Arte: EM/D.A Press
Caspa é causada por fungos e bactérias e pode ser transmitida em salões de beleza (foto: Arte: EM/D.A Press)


  • Escovas de cabelo e pentes podem transmitir doenças.
Verdade. O compartilhamento desses objetos contaminados pode levar, por exemplo, a uma infecção fúngica (micose) conhecida como pitiríase versicolor e dermatite seborreica, a famosa caspa.

  • Retirar os fios de cabelos da escova é o bastante para que ela fique limpa.
Mito. É recomendado que a limpeza seja feita por meio da lavagem com água e detergente, tanto das escovas quanto dos pentes.

  • Água sanitária também pode ser usada na hora de higienizar escovas e pentes.
Verdade. O uso de água sanitária também é indicado para retirar todas as impurezas dos objetos.

  • Escovas de metais não precisam ser higienizadas.
Mito. Qualquer tipo de escova, seja metálica, de porcelana, plástica ou almofadada, deve ser higienizada corretamente, principalmente quando se fala em uso compartilhado.

  • Pegam-se piolhos somente com objetos que não foram esterilizados.
Mito. Os parasitas dificilmente ficam visíveis e são transmitidos facilmente de pessoa para pessoa por meio do contato corpóreo, compartilhamento de vestimentas (capas utilizadas na hora de cortar o cabelo) e objetos como pentes, escovas e toucas.

  • Usar o mesmo lavabo sem higienizar pode transmitir alguma doença capilar.
Mito. As doenças capilares são transmitidas apenas quando há contato direto com o couro cabeludo. No caso do lavabo, a pessoa está mais propícia a ter uma doença de pele. O correto é passar um pano com álcool para limpar toda a área.