Cabelos são a essência da expressão feminina

Reflexos do estado de espírito, os cabelos podem contar uma história de vida. Manter os fios hidratados faz bem para o ego

por Elizabeth Colares 01/05/2013 08:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Maria Tereza Correia/EM/D.A Press
Walércia Rossi, que segue as dicas de seu cabeleireiro Mayron Assis, não passa uma semana sequer sem arrumar os cabelos (foto: Maria Tereza Correia/EM/D.A Press)
A mulher sempre teve uma relação muito forte com os cabelos. Para ela, estar arrumada significa estar com os fios bonitos e bem tratados. Há quem até mesmo deixe de sair de casa se as madeixas não estiverem do jeito que gosta. A corretora de imóveis Walércia Rossi que o diga. Para ela, o cabelo é um cartão de visitas. “Se o cabelo não estiver bem, fico mal. Não saio de jeito nenhum sem arrumá-lo”, afirma.

Ela conta que, para isso, vai semanalmente ao salão fazer hidratação e escova e, quinzenalmente, coloração. Além dessa rotina, Walércia faz, esporadicamente, luzes, mechas, escova inteligente e tudo o mais que deixar o cabelo mais bonito e saudável. Ela também segue todas as dicas de seu cabeleireiro, o dono de uma franquia da Socila, Mayron Assis, sobre como manter boa alimentação e tratamento capilar consecutivo. “Quem tem química no cabelo tem que hidratar semanalmente, para o resto da vida. Além disso, é preciso um bom corte e lavagem regular”, afirma Assis.

“O cabelo é um espelho de si, retrato fiel do momento de vida, do estado de espírito e da identidade da mulher, é a essência da expressão feminina”, traduz o cabeleireiro da Natura Guilherme Cassolari. Segundo ele, estar com os cabelos bem apresentáveis chega a ser uma questão de honra para a mulher, que, muitas vezes, os enxerga como símbolo de poder. Ver e se sentir bonita são motivações que fazem com que, cada dia mais, a mulher brasileira invista em produtos capilares, buscando intensificar o efeito do visual. Não é à toa que o Brasil é o segundo maior mercado consumidor desses produtos no mundo, segundo dados de pesquisa encomendada pela Natura ao Instituto Inesplorato. Mas, será que elas estão usando o produto certo?

Para começar, o mais importante é conhecer o próprio cabelo. Ele é oleoso na raiz e seco nas pontas, bem oleoso ou muito seco, ou normal? Depois de definir isso bem, aí sim, é hora de partir para os cuidados, ou tratamento, se for o caso. O ideal, para não ficar nenhuma dúvida, é contar com a ajuda de um especialista, que vai orientá-la a usar o produto mais adequado para seu tipo. Segundo o consultor de cabelos de O Boticário Viktor I, é possível manter os cabelos sempre impecáveis, sejam eles lisos ou crespos. Segundo ele, alguns truques na hora de lavar e de secar os fios podem ser bastante úteis (veja quadro). Já Cassolari observa que a mulher brasileira ainda não tem essa cultura de tratar os cabelos, acreditando que apenas usar um bom xampu basta. Para ele, aplicar máscara uma vez por semana ou a cada 15 dias é um bom começo para evitar problemas e manter os fios sempre saudáveis.

TRUQUES

“O ideal é uma boa lavagem com o xampu correto para cada tipo de cabelo, e aplicar uma máscara para hidratar. Depois disso, fica mais fácil modelar do jeitinho que você quiser”, diz o cabeleireiro da Natura. Para finalizar, ele aconselha um selador concentrado, para evitar pontas duplas. “Para não errar, se a pessoa tem os cabelos cacheados, por exemplo, deve usar um produto que vai ajudar a definir melhor os cachos e a mantê-los por mais tempo. Existem fluidos prolongadores que podem ser levados na bolsa, facilitando a reaplicação durante o dia.

Além de variada linha de xampus, cremes, finalizadores e outros aliados, um cuidado muito importante citado pelo cabeleireiro, nem sempre praticado pelas mulheres, é o corte periódico dos cabelos. “Cortar as pontas a cada dois meses e meio ou três vai ajudar a manter o aspecto bonito e saudável dos fios”, ensina. Cassolari ressalta que é preciso bom senso. “Nada em excesso é bom. É como escovar os dentes”, brinca ele. “Se você escovar de três em três dias, não vai dar certo, da mesma forma que escovar a cada hora. O bom é ter um equilíbrio, como em tudo na vida.”

Entre as ofertas no mercado que não vão deixar você fazer feio na hora de sair para um compromisso, a mulher ainda pode contar com alguns truques, como um penteado simples, que pode ser feito por ela mesma em poucos minutos, ou acessórios para enfeitar as madeixas, como passadores, tiaras, elásticos e lenços. Depois disso, você estará pronta para qualquer desafio.

Dicas para cada tipo

» Cabelos lisos

Normalmente, perdem o volume muito fácil. É importante aplicar xampu específico para cabelos lisos, para tirar o excesso da gordura da raiz. Depois que lavar, condicionar bem e secar com uma toalha sem friccionar. Por último, secar com secador do alto para baixo e fazer um coque no alto da cabeça. Depois é só soltá-lo, que ele vai ficar com volume, movimento e brilho.

» Cabelos crespos

Depois de lavar e condicionar, passar creme de pentear, que ajuda a modelar e a reduzir o friz. Secar naturalmente, amassando levemente com a mão. Usar um spray de brilho perfumado.

» Cabelos desvitalizados

Usar xampus coringa para cabelos lisos, crespos, e precisando, hidratação instantânea. Esses xampus conseguem restaurar o brilho imediatamente, deixando o cabelo solto, sem pesar. Para cauterizar as pontas, o processo é o mesmo: lavagem, condicionamento, aplicação de reparador de pontas, secar bem de cabeça para baixo e dar uma modelada na frente.

Fonte: Viktor I, consultor de cabelos de O Boticário

Passo a passo

» Passo 1

Xampu: aplique-o nos cabelos molhados pelo comprimento e pontas e massageie a raiz com as pontas dos dedos, suavemente, para não acumular resíduos nos fios. Enxágue abundantemente até que todo o produto seja eliminado. De preferência, repita o procedimento.

» Passo 2

Condicionador: Depois do uso do xampu, retire o excesso de água do cabelo. Espalhe o condicionador – o equivalente a uma moeda de produto na palma da mão – e aplique-o do comprimento às pontas, mecha por mecha. Massageie bem em movimentos de cima para baixo. Deixe agir por três minutos.

» Passo 3

Creme de pentear: espalhe uma pequena quantidade do creme nas mãos e aplique nos cabelos úmidos, do comprimento às pontas, evitando a raiz. Não enxágue.