Já pensou em montar um spa em casa? Com boas ideias e simplicidade é possível

Veja as dicas para criar um ambiente e um roteiro de atenção e relaxamento para você conectar corpo, mente e alma

por Lilian Monteiro 28/08/2013 10:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Natura/Divulgacao
Na hora do banho, o ideal é desconectar-se do mundo exterior e interiorizar-se, sentindo a água cair sobre o corpo (foto: Natura/Divulgacao )
Uma vida saudável e harmoniosa é a busca de todos. Mas o discurso pronto de falta de tempo, atividades extras, agenda concorrida e falta de dinheiro minam qualquer tentativa de alguém aceitar a diferença que faz um dia de spa na sua rotina. Contra todos esses argumentos, apresentamos a facilidade e a praticidade de montar um spa em casa. Em seu ambiente, com seus cheiros, hidratantes, música e recursos que tiver à mão. Impossível não se convencer de criar o hábito de lhe proporcionar bem-estar, seja diariamente, uma vez por semana ou a cada 15 dias. Experimente.

A gerente de ciência do bem-estar da Natura, Cláudia Pellegrino, ensina um roteiro de relaxamento e cuidado que todos podem fazer em casa. Antes de mais nada, é sentir-se bem no lar. "A casa é nosso ninho, o refúgio do corpo, da mente e da alma. O lugar de encontro com nós mesmos, com a família. Por isso, deixe-a limpa de objetos quebrados e relógio parado. Procure tê-la sempre harmônica. Se é escura, não bate sol, coloque um quadro colorido, uma luz que aqueça o ambiente. E só depois escolha um lugar para você se renovar e se refazer da correria do dia a dia. Seja um canto no quarto, no banheiro ou na varanda.” É importante que esse canto seja aconchegante. Se ficar no chão, coloque um tapete, edredon ou almofadas. Transforme o espaço com fotos, plantas, cristais, velas, cheiros, essências, incensos, música calma e uma iluminação de canto, jamais no topo, e luz quente. Nada de pensar em economia nessa hora e usar a lâmpada fria. "Se for durante o dia, tente aproveitar a luz solar. À noite, baixe o ritmo e diminua a luz, porque é o horário de descanso."

O banho é outro momento único para se cuidar. Se não tem banheira, use o box, sem problema. "É preciso conectar-se na hora do banho. Desligue-se do mundo exterior e se ligue no interior. Ouça uma música gostosa, use uma bucha vegetal, faça uma esfoliação com movimentos circulares e vigorosos e, em seguida, relaxe, limpe os pensamentos e sinta a água cair no corpo", ensina Cláudia, que ressalta a importância de aproveitar a ocasião para também se cuidar. "A Natura lançou a marca Gestos, que ensina uma nova maneira de cuidar dos cabelos. É lavá-los massageando, com toques circulares, que estimulam pontos da acupuntura, como coluna cervical, lombar e sacro, ombros, dorso e planta dos pés. Tudo sem pressa (há um vídeo no YouTube ensinando).” Ela também alerta que depois do banho é importante que o corpo seja envolvido em uma toalha de qualidade. "Ela vai acariciá-la. É uma segunda pele, precisa ser felpuda, com toque macio." Em seguida, lembre-se da hidratação, que pede um ritual. "Comece pelos pés, faça o caminho contrário, de baixo para cima, envolvendo todo o corpo, que é sagrado. Nas mãos, massageie a ponta dos dedos até os ombros.”

PÉS
Às vezes relegados, não se esqueça dos pés. "Para aliviar a dor e a tensão, dedique-se a eles. Sente-se no sofá, na cama ou no chão com a coluna ereta e gaste cinco minutos massageando-os. Lembre-se de que nos pés estão representados todos os nossos órgãos. Faça um escalda-pés, prática antiga, mas que dá resultado. Tenha uma bolinha de tênis, de borracha, um pedaço de bambu ou cabo da vassoura. Coloque embaixo dos pés e, mesmo sem abrir mão da novela, toque a sola que o corpo inteiro vai relaxar. Garanto."

Cláudia alerta que para a conexão corpo, mente e alma ocorrer é preciso querer, se entregar aos cuidados. "É fundamental ter gestos conscientes. Essa prática tem que entrar no cotidiano sem virar obrigação de encontrar mais um tempo extra. Em todas as fases, aproveite para prestar atenção na sua respiração, faça 10 respirações profundas, escute você. E nunca se esqueça de que o bem-estar está disponível todo o tempo."