Relacionamento entre avós e netos adultos aumenta sensação de bem-estar um do outro

Estudo observou 376 avós e 340 netos durante 19 anos e demonstrou que a convivência diminuiu os casos de depressão

por AFP - Agence France-Presse 13/08/2013 12:45

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Arquivo Pessoal
Um novo estudo prova o impacto duradouro de relacionamentos saudáveis entre avós e seus netos (foto: Arquivo Pessoal)
Um estudo descobriu que avós e netos adultos desempenham um papel-chave no bem-estar mental um do outro. Os pesquisadores da Boston College, nos EUA, observaram 376 avós e 340 netos, acompanhando sua saúde mental entre 1985 e 2004. Os resultados foram apresentados ontem no 108º Encontro Anual da Associação Sociológica Americana, em Nova York.

A pesquisa mostra que os avós e netos adultos que se sentiram emocionalmente próximos uns dos outras tiveram menos sintomas de depressão. A média de data de nascimentos dos avôs no estudo era o ano de 1917 e a média de netos era de 1963, tornando-os com média de idade de 77 anos e 31 anos respectivamente. O ponto central do estudo era o ano de 1994.

Janine Moraes/Esp. CB/D.A Press
Dona Vera Sônia Silveira dos Santos é avó do jogador Kaká. Na foto de 20 de junho de 2010, ela assiste com netos, bisnetos e filhos ao jogo entre Brasil e Costa do Marfim, válido pela Copa do Mundo de Futebol da África do Sul, em sua casa em Samambaia (foto: Janine Moraes/Esp. CB/D.A Press)
"Descobrimos que uma relação de avô e neto adulto emocionalmente próximos foi associada a menos sintomas de depressão para ambas as gerações", disse Sara Moorman, professora de sociologia. "Quanto maior o apoio emocional que avós e netos adultos receberam um do outro, melhor sua saúde psicológica."

No estudo, os participantes responderam ao levantamento de questões a cada poucos anos. Entre as perguntas estavam cerca de quantas vezes eles ajudaram uns aos outros, como com o trabalho doméstico, por exemplo; deram ou receberam caronas ou o quanto eles se davam bem.

Entre os participantes da pesquisa, os avós que ofereceram conselhos, pagaram pelas refeições uma vez ou outra e se sentiram independentes, tinham menos sintomas depressivos, o que sugere que uma relação em que os dois se apoiam é a melhor.

"A maioria de nós foi criado para acreditar que a maneira de mostrar respeito para com os mais velhos da família é ser solícito e cuidar de todas as suas necessidades", disse Moorman. "Mas todas as pessoas se beneficiam ao se sentirem necessários, que valem a pena e independentes. Em outras palavras, deixe seu avô te dar um cheque em seu aniversário, mesmo que ele esteja aposentado e você tenha um trabalho de verdade há anos."