Prepare-se para o inverno

Hábitos e condições típicas da estação aumentam os casos de doenças respiratórias, inflamatórias e alérgicas, como a bronquite, asma, gripe, rinite e pneumonia. Nem todas podem ser prevenidas, mas medidas simples evitam as crises

por Estado de Minas 07/06/2013 14:30

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
sxc.hu
Sempre que possível, fuja de ambientes fechados, grandes armadilhas para a transmissão de doenças respiratórias (foto: sxc.hu)

O inverno só começa no dia 21, mas as baixas temperaturas já chegaram e com elas alguns desconfortos. Segundo a clínica geral Lígia Raquel Brito, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, com o clima ameno as pessoas tendem a ficar em espaços fechados e a usar roupas que estavam guardadas há muito tempo.

Outro agravante é a baixa umidade do ar e o alto nível de poluição na atmosfera, que aumentam os casos de doenças respiratórias, inflamatórias e alérgicas, como a bronquite, asma, gripe, rinite e pneumonia. Nem todas podem ser prevenidas, mas medidas simples evitam as crises. Confira:

» Vacine-se contra gripe
Apesar do foco da campanha de vacinação ser crianças, gestantes, idosos e doentes crônicos, adultos e crianças a partir dos 2 anos deveriam investir nessa prevenção.

» Higienize cobertores e roupas
Após meses guardados, é recomendado lavar edredons, cobertores e roupas de frio. A higienização evita alergias e irritações causadas pelos ácaros e pelo pó.

» Lave as mãos com frequência
Pode parecer um gesto simples, mas a atitude evita a transmissão dos vírus da gripe e do resfriado. Use álcool em gel
na higienização.

» Evite locais fechados
Sempre que possível, fuja de ambientes fechados, grandes armadilhas para a transmissão de doenças respiratórias, já que o ar não circula livremente.

» Limpe aquecedores de ambiente
Antes de começar usar o aquecedor de ar, lembre-se de limpar bem o aparelho, que pode conter fungos e bactérias que causam danos à saúde. Certifique-se de que o ambiente permaneça úmido.

RESFRIADO, GRIPE OU PNEUMONIA
sxc.hu
Considerada a mais perigosa, a pneumonia tem como sintoma a mudança na cor da secreção da tosse (foto: sxc.hu)
É chegar o frio para começar a confusão. Quem está só resfriado já acha que é gripe e quem está em situação mais grave, com pneumonia, às vezes negligencia o quadro. Conhecer os sintomas de cada um pode evitar problemas. O resfriado é o vírus mais simples e o quadro acaba em dois ou três dias, normalmente sem que ocorra uma queda no estado geral do portador do vírus. A gripe tem como característica a queda na imunidade, a maior duração e a presença de febre. Considerada a mais perigosa, a pneumonia tem como sintoma a mudança na cor da secreção da tosse. Se for amarela, marrom ou esverdeada é hora de procurar o médico. Outro sinal de alerta é a tosse com mais de três semanas.

FRUTA ESPANTA FRIO
Não só de pratos quentes vivem o outono e o inverno. Não se pode descuidar do consumo de frutas, principalmente as da estação, que ficam ainda mais saborosas no período de safra. Abacaxi, ameixa e melão são boas opções. Segundo a nutricionista Daísa Pinhal, da Oba Hortifruti, o abacaxi não se restringe aos sucos. Cozido com água e açúcar, vira um bom recheio para bolos e sobremesas. Já a ameixa tem pouquíssimas calorias: 47, em média. A vermelha é rica em vitamina A, enquanto a amarela é bem docinha. A preta tem quantidade de água elevada, sendo ideal para pessoas com infecções urinárias.