Veja sete mitos sobre alimentação e atividade física

Confira as dicas para um emagrecimento saudável e sustentável, longe do efeito sanfona

por Estado de Minas 31/03/2013 12:20

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Alexandre Guzanshe/EM/D. A Press  e Cristina Horta/EM/D.A Press
(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D. A Press e Cristina Horta/EM/D.A Press)

Não comer à noite, cortar carboidratos do cardápio e ficar em jejum para fazer exercícios físicos são apenas alguns dos conselhos que as pessoas ainda seguem quando querem perder peso. Você pode até perceber algum resultado positivo com essas medidas, mas saiba que elas não combinam em nada com um emagrecimento saudável e sustentável. Agir assim pode fazer com que o ponteiro da balança oscile constantemente, levando ao famoso efeito sanfona. O Vigilantes do Peso derruba sete mitos sobre alimentação e atividade física, além de apontar alguns hábitos que prejudicam o processo de perda de peso.


  • Comer à noite engorda
A qualidade e a quantidade dos alimentos consumidos são fatores decisivos para o emagrecimento, e não o horário. Não vale comer tudo o que se vê pela frente em uma só refeição e pular a seguinte. Dependendo do que consumir e do quanto consumir, você poderá até ganhar peso.


  • Para emagrecer, é preciso cortar os carboidratos da alimentação
Os carboidratos são fundamentais para a nossa saúde, pois são fonte de energia. Eles prejudicam o emagrecimento somente quando são ingeridos em grandes quantidades. Portanto, não devemos cortá-los do cardápio, mas escolher aqueles que são mais saudáveis, como os integrais, e a quantidade certa.


  • Não é necessário tomar mais água durante a atividade física
Ingerir líquido antes, durante e depois de se exercitar é fundamental para evitar a desidratação. Devemos ficar atentos para dar ao organismo a quantidade de água de que ele precisa. Para ter uma ideia, em dias sem exercício, o organismo pede, no mínimo, seis copos.


  • Exercícios físicos aumentam o apetite
Atividades de baixa intensidade não exigem a reposição de nutrientes. A fome pode surgir porque o exercício é um desafio emocional e estamos condicionados a buscar algum tipo de recompensa, que seria a comida. Para testar se ela é física ou emocional, experimente tomar algo e veja se fica satisfeito.


  • Eliminar do cardápio todas as guloseimas garante a perda de peso
Privar-se do que você gosta pode até funcionar no início, mas não vai contribuir para o emagrecimento a longo prazo. Restrições excessivas são difíceis de manter e, em algum momento, você vai acabar se rendendo às tentações, jogando fora todo o esforço. A dica é consumir guloseimas com moderação.


  • Para emagrecer, basta praticar atividades físicas
Isoladamente, os exercícios não garantem a perda de peso, apesar de auxiliar no processo. Para emagrecer de forma definitiva, é necessário aliar a atividade a uma alimentação equilibrada, ter um estilo de vida saudável e fazer com que pensamentos e atitudes positivas favoreçam a perda de peso.


  • Variar o cardápio prejudica o emagrecimento
Consumir os mesmos alimentos diariamente pode fazer do seu plano alimentar um verdadeiro martírio. Quanto mais variado for o seu cardápio, mas fácil será perder peso. Um programa alimentar flexível e com escolhas inteligentes vai ajudar no emagrecimento saudável e sustentável.