Gilberto Gil ganha exposição online com raridades e disco nunca lançado

Em parceria com o Google Arts & Culture, grande acervo com músicas inéditas, entrevistas, fotos e histórias do artista é revelado

@niclasweber
Gilberto Gil (foto: @niclasweber)
 

Gilberto Gil está prestes a completar 80 anos de idade, no próximo domingo (26/06). Dono de um carreira vasta e gloriosa, suas quase 8 décadas de vida são recheadas de histórias marcantes, viagens, momentos entre amigos e em família. Agora, o público poderá mergulhar com mais facilidade na história de um dos maiores artistas ainda vivos.

 

Chris Fuscaldo coordenou uma curadoria em cima de um vasto material sobre a vida de Gil. Em parceria com outros 15 profissionais, surgiu a exposição O Ritmo de Gil, que se aprofunda na vida do artista e do homem que é Gilberto Passos Gil Moreira. Ao todo, são mais de 40 mil fotos, 9 mil vídeos, 140 histórias e várias fitas digitalizadas, que permitem viajar pela história e descobrir passagens marcantes da vida do artista, desde entrevista com os filhos, amigos, músicos que o consideram inspiração, entre outras coisas.

 

Foram 4 anos de trabalho para organizar todo o material, que já está exposto no Google Arts & Culture. O Ritmo de Gil configura a maior retrospectiva dedicada a um artista vivo e privilegia todas as fases do artista e do humano, nascido na Bahia, mas conhecido no mundo inteiro. Entre as raridades, tem até um disco gravado por Gil nos Estados Unidos, em 1982, que nunca havia sido mostrado ao público.

"Fico muito feliz que, com essa coleção do Google Arts & Culture, pessoas do mundo todo, especialmente os mais jovens, podem ter acesso universal a um conteúdo tão vasto sobre toda minha trajetória", afirmou Gil. Chris Fuscaldo conta como foi mergulhar nesse vasto material.

 

"Desde 2019 estou trabalhando nesse projeto do Google Arts & Culture. Neste trabalho, achamos algumas raridades em fitas cassetes, ensaios e bases. Tem uma exposição, por exemplo, de karaokê que são com as bases de músicas, sem voz, que estavam nessas fitas. Além disso, no museu tem 148 exposições, que são textos e algumas entrevistas. Toda vez que a gente achava que o acervo estava pronto, o lançamento era adiado e a gente aproveitava um pouquinho para remexer nos arquivos. Então, conseguimos material vasto de Gil", disse a jornalista e pesquisadora.

MAIS SOBRE MUSICA