Em meio à polêmicas, Kanye West leva Donda ao topo das paradas

Rapper supera Olivia Rodrigo e ocupa primeira posição no Billboard 200; disco é cercado de controvérsias

Divulgação
Kanye West alcança topo da Billboard com Donda, seu décimo disco (foto: Divulgação)
 

Kanye West e seu Donda seguem alcançando número impressionantes. Após toda a narrativa que culminou em um lançamento cercado de polêmicas, o disco estreou no Billboard 200 em primeiro lugar, vendendo o equivalente a 309 mil cópias.

A marca é um recorde deste ano e, por cerca de 14 mil cópias, o décimo disco de West superou SOUR, trabalho de estreia de Olivia Rodrigo. A maioria esmagadora das vendas do rapper são oriundas dos serviços de streaming, com cerca de 272 mil cópias.

 

Tudo normal na vida de Yeezus 

O topo do Billboard 200 não é nenhuma novidade para Kanye, já que, de todos os seus dez discos solo, este é o nono que alcança a lista dos dez mais vendidos. Em segundo lugar nesta semana temos Halsey, que lançou há pouco seu novo álbum, intitulado If I Can't Have Love I Want Power, que vendeu 98 mil cópias, sendo 70 mil e 500 nos formatos tradicionais (CD, vinil, cassete e download pago).

 

As polêmicas de Donda 

Como tudo que envolve Kanye, o lançamento do disco foi cercado de polêmicas e contou com uma divulgação grandiosa. O rapper chegou a morar em um estádio para concluir a produção do álbum, realizou audições públicas do disco e foi na contramão da opinião pública, ao convidar, não só para participar ao vivo; mas também para cantar no disco, dois nomes envolvidos em graves polêmicas: O rapper DaBaby e Marlyn Manson

Reprodução/Twitter
Kanye West com DaBaby e Marlyn Manson na terceira e última audição de Donda, antes do lançamento (foto: Reprodução/Twitter)

Enquanto o astro do rock arca com as consequências de um processo, no qual é acusado de ter cuspido em uma fotógrafa, além de todas as acusações de abusos feitas por várias mulheres, DaBaby causou confusão após discurso preconceituoso, enquanto fazia um show no evento Rolling loud, em Miami. Ambos marcaram presença na última audição realizada por Kanye no dia 27 de agosto, que também contou com a aparição surpresa de Kim Kardashian, sua ex-esposa, que surgiu vestida de noiva.

Além das colaborações controversas, o rapper alegou que seu disco foi disponibilizado pela Universal sem sua aprovação. Além disso, o rapper atentou na ocasião para outro fato: Justamente a faixa com a colaboração de Manson e DaBaby, Jail pt 2, foi bloqueada do disco, o que logo depois foi alterado. 

 

MAIS SOBRE MUSICA