Dusty Hill, baixista da banda ZZ Top, morre aos 72 anos de idade

Causa do óbito não foi divulgada; músico chegou a ser substituído em show no último fim de semana

Divulgação
Dusty Hill, baixista do ZZ Top, morre aos 72 anos (foto: Divulgação)
 

O baixista e vocalista Dusty Hill, conhecido por integrar o grupo ZZ Top desde 1970, morreu aos 72 anos de idade. A informação foi confirmada pela própria banda, em comunicado divulgado pelas redes sociais.

 

"Estamos tristes com a notícia de que nosso compadre, Dusty Hill, faleceu enquanto dormia em sua casa em Houston, Texas", diz o início da nota, assinada por Billy Gibbons (voz e guitarra) e Frank Beard (bateria).

 

Por fim, os integrantes e amigos de Dusty, se despediram: "Nós, junto com legiões de fãs do ZZ Top ao redor do mundo, sentiremos falta de sua presença constante, de sua personalidade amigável e do compromisso duradouro de oferecer o fundo monumental ao 'Top'. [...] Você fará muita falta, amigo".

 

 
O que levou Dusty Hill à morte 

 

No comunicado, não é informada a causa da morte de Hill. O que foi apurado, de acordo com o Whyplash, é que o grupo chegou a se apresentar sem o baixista, no último dia 23, em New Lenox, Estados Unidos. Os integrantes alegaram problemas de saúde por parte de Dusty, que foi substituído por Elwood Francis, que integra o staff da banda.

 

 

Mais de 50 anos de carreira 
 

Dusty Hill nasceu em 1949, em Dallas, estado norte-americano do Texas. Ele entrou para o ZZ Top em 1970, cerca de um ano depois de Billy Gibbons ter fundado o grupo. Além da banda da qual fez parte por 51 anos, o músico também teve uma passagem pela banda American Blues, ainda na década de 1960. 

 

Ao todo, Dusty produziu 15 discos de estúdio com o ZZ Top, além de um ep e sete coletâneas com os maiores sucessos do grupo.  

MAIS SOBRE MUSICA