Berlin Music Video Awards: brasileiro fatura prêmio de melhor diretor de arte

O arquiteto e diretor Ítalo Matos foi reconhecido pelo trabalho no clipe 'Diaba', da cantora Urias

Correio Braziliense 02/06/2020 09:03
Fernanda Tiné/Divulgação
(foto: Fernanda Tiné/Divulgação)
O arquiteto brasileiro Ítalo Matos foi agraciado com o título de Melhor Direção de Arte no festival Berlin Music Video Awards (BMVA), pelo trabalho no clipe Diaba, da cantora Urias. A cerimônia foi realizada no último fim de semana de forma virtual, devido às restrições deste momento de pandemia.

Único brasileiro indicado na categoria, o vencedor concorreu com os diretores de clipes de Dua Lipa e The Chemical Brothers. No ano passado, ele ganhou também como melhor diretor de arte no Music Video Festival Awards de São Paulo, pelo mesmo clipe.

O videoclipe critica a violência às mulheres transexuais, vistas pela sociedade como o mal, de acordo com Urias, que resolveu se apropriar do termo "diaba" para contra-atacar. Uma das características do trabalho de Ítalo é, justamente, aliar a produção visual à luta por causas sociais.

Nascido em São Paulo, Ítalo é formado em arquitetura e estudou direção de arte em Buenos Aires. Se apaixonou pela cenografia quando era estagiário e ajudava na produção de desfiles e editoriais de moda. Dirigiu a série de TV Sacoleiras S/A e vídeos publicitários. Desde 2017, fez a direção de arte em clipes de artistas como Pabllo Vitar, Ludmilla, Simone e Simaria, Preta Gil, Duda Beat, Johnny Hooker, Lexa, Gloria Groove, Manu Gavassi, Luísa Sonza, Rouge, Lali e Laura Pausini.

MAIS SOBRE MUSICA