Discos raros de Tim Maia chegam às plataformas de streaming

Carmelo Maia, filho do compositor, anuncia o lançamento dos três volumes de 'Racional' e do álbum com hits cantados em espanhol

por Estado de Minas 13/04/2019 10:40
Ivan Klingen/divulgação
Fase espiritualista de Tim Maia rendeu álbuns que se tornaram preciosidades cobiçadas por colecionadores (foto: Ivan Klingen/divulgação)

Tim Maia já havia aspirado todos os pós e entornado todos os líquidos naquele ano de 1975, quando se sentou com o amigo Tibério Gaspar em um fim de semana. Depois de mandar mescalina para dentro, passou a folhear o livro indicado pelo amigo, cheio de conceitos sobre os quais jamais ouvira falar. Universo em desencanto, mundo racional, racional superior, cultura racional, energia racional. A história é assim: todos os viventes da Terra vieram de outro planeta. A Terra é nosso exílio, nos sujando e nos magnetizando, submetendo-nos a todo tipo de sofrimento. A saída? Ler o livro Universo em desencanto e seguir os ensinamentos de Manoel Jacintho Coelho até atingirmos o estágio da imunização racional e sermos resgatados por seres extraterrenos que nos levarão de volta ao mundo original. Quando fechou o livro, Tim já era outro homem.

A conversão de Tim Maia (1942-1998) à cultura racional rendeu três álbuns, execrados na época pela crítica, mas considerados hoje cálices sagrados por colecionadores e fãs da soul music brasileira. Embriagado pelos mandamentos do livro, o cantor parou com o álcool, com a cocaína e com a carne vermelha. Ele e seus músicos deveriam usar branco, praticar sexo apenas para a procriação, pintar os instrumentos musicais de amarelo e, como cláusula inegociável, ler o livro. Quem não gostasse perigava tomar um tapa no pé do ouvido e ser demitido da banda. “Não sei se acreditávamos ou não, mas fazíamos o que ele queria. A gente estava tocando com o cara”, lembra Serginho Trombone, um dos músicos da tropa racional.

FUNK O devoto Tim entregou ao Universo Racional o que tinha de melhor. Músicas que haviam sido terminadas em 1974 – sobre a base mais influenciada pelo soul e o funk norte-americano de toda a sua biografia – tiveram as letras modificadas, adaptadas ao discurso das elevações espirituais. O primeiro álbum saiu em 1975 e o segundo em 1976. O terceiro projeto, Racional 3, gravado também em 1976, só seria lançado 35 anos depois. No momento em que o registrava, Tim passou por uma espécie de “desimunização”. Não se sabe ao certo o que viu, mas boa coisa não foi. Ao chegar em casa, comeu um filé mal passado, acendeu um baseado, rasgou as roupas brancas e se dirigiu à janela, nu, para gritar palavras nada elegantes ao ex-mestre: pilantra, ladrão e tarado.

Os discos foram imediatamente amaldiçoados. “Aquelas letras se tornaram um atestado de otário para Tim”, diz Nelson Motta, biógrafo do amigo. Proibidos pelo autor e com prensagens descontinuadas, os álbuns se tornaram peças arqueológicas. “O vinil dos dois primeiros custa, no mínimo, R$ 1 mil cada. O terceiro pode ter um valor menor”, diz o jornalista Ramiro Zwetsch, dono da loja paulistana Patuá Discos.

E, então, eis que surge o universo encantado do streaming. Esses álbuns, como muitos outros discos de Tim, não estavam disponíveis nas grandes plataformas de música. Depois da negociação conduzida por Carmelo Maia, filho e único representante legal do artista, as canções passaram a fazer parte dos catálogos. Racional 1, 2 e 3 estariam completos se não fosse por um detalhe: três faixas ficaram de fora, por falta de entendimento legal com as respectivas editoras. São elas O caminho do bem (talvez a maior falta) e Cultura racional (ambas do volume 2), além de Lendo o livro (do volume 3).

Quase ao mesmo tempo, um Tim Maia ainda desconhecido virá à tona ainda neste semestre, com gravações em espanhol que ele nunca lançou. Carmelo explica: “Meu pai, depois de ficar desiludido no Brasil, foi para os Estados Unidos e ficou por lá cinco anos, recebendo influências de latinos e norte-americanos. Gravou uma série de discos entre 1994 e 1998, ano de sua morte, cuja produção não era nada comum. Em dois anos, fez cinco CDs. Um deles, que nunca lançou, traz Primavera, Azul da cor do mar e Cristina em espanhol.”

 

Hyldon reclama de 'desrespeito'


Daryan Dornelles/divulgação
Hyldon discorda da reedição de discos rejeitados por Tim Maia (foto: Daryan Dornelles/divulgação )
Há uma questão delicada em relançamentos feitos à revelia de artistas que já morreram. O cantor e compositor Hyldon considera um desrespeito trazer à luz a fase que Tim Maia teria relegado à escuridão.

“O problema é que existe muito cacique para pouco índio, e as pessoas se esquecem de que, nessa tribo, só existe um cacique: Carmelo Maia. Se quiserem decidir sobre as questões do meu pai, posso repassar a elas os 413 processos que Tim deixou para eu resolver”, afirma Carmelo Maia.

O filho diz que Tim já vinha em um processo de aceitação das músicas. “Ele tocava Racional culture nos shows dos anos 1990. Tenho isso gravado. Mas falar de Tim Maia é como falar de Seleção Brasileira em Copa do Mundo, todo mundo vira técnico. Estou aqui seguindo os mandamentos Maia”, garante.

Há um elo perdido no horizonte de Carmelo. Ele sonha em descobrir onde estariam as gravações que Tim Maia fez com a JB Band, o grupo de James Brown, nos Estados Unidos. Por ora, não se sabe se elas existem mesmo. Outro projeto que o herdeiro diz estar negociando é a montagem de um musical sobre o pai, desta vez na Broadway.

Ao mergulhar na fase espiritual, Tim Maia confirmou um comportamento artístico quase unânime. “As fases espiritualistas costumam render grandes álbuns”, afirma Ramiro Zwetsch, da Patuá Discos. 

AFRO-SAMBA
 Discos históricos foram criados sob o manto da fé. Baden Powell e Vinicius de Moraes mergulharam nos terreiros para realizar, em 1966, a antologia de afro-sambas. John Coltrane queria toda a verdade do universo e a proximidade com seu criador ao gravar A love supreme, em 1965. Os Beatles se entregaram à meditação transcendental do mestre Maharishi Mahesh Yogi e foram à Índia criar canções que usariam em vários álbuns – entre elas Dear prudence, Norwegian Wood e Across the universe.

No Brasil, Raul Seixas fundou, ao lado de Paulo Coelho, a irmandade Sociedade Alternativa, lançada no disco Gita, de 1974, e baseada em pensamentos do ocultista britânico Aleister Crowley. Quando ele e Tim se encontraram, a conversa começou a ganhar um rumo perigoso.

Tim Maia queria levar o baiano para sua seita sob argumentos não muito espiritualísticos “Tu toma cuidado, hein, magrelo. Nego cheira cocaína e fica logo com vontade de dar o... Cocaína afrouxa o brioco, mermão!”, avisou. (Estadão Conteúdo)

 

 

MAIS SOBRE MUSICA