'Catra é um caso existencial que o Brasil deveria amadurecer para estudar', diz Caetano Veloso

Cantor baiano homenageou o amigo em seu perfil no Facebook

por Estado de Minas 09/09/2018 22:01
Multishow/Reprodução
Caetano Veloso e Mr. Catra dividiram o palco em 2016, no programa 'Bagulho louco', comandado pelo funkeiro no canal Multishow (foto: Multishow/Reprodução)


Caetano Veloso se manifestou sobre a morte de Mr. Catra, morto na tarde deste domingo, vítima de um câncer gástrico

Em texto publicado em seu perfil no Facebook, junto ao vídeo em que ele o funkeiro performam em dueto a célebre Vaca profana, o veterano da MPB relembrou a ocasião em que conheceu o cantor carioca, de quem era amigo, bem como sua relevância no cenário cultural brasileiro: "É um caso existencial que o Brasil deveria amadurecer para estudar. O povo e tantos de nós amadurecemos para amar", disse o irmão de Bethânia.


Segundo o compositor baiano, Catra entrou em seu radar durante uma exibição do filme Orfeu (Cácá Diegues, 1999) em Vigário Geral, comunidade da Zona Norte do Rio de Janeiro, onde o funkeiro vivia e, àquela altura, já reunia muitos fãs. "Quando eu fui anunciado (no palco), um número simpático de moradores se aproximou e pude ver algumas caras atentas entre os que me ouviam. Mas a multidão se multiplicou e delirava ao grito do nome de Mr. Catra. Muita gente vinha dos barracos, gente que nem tinha se abalado para vir ver o filme", descreve Veloso. "Ele representava coisas essenciais do ethos das periferias urbanas brasileiras. E era um cara alto astral, que sabia gostar de viver", finalizou. 


Confira a homenagem de Caetano Veloso a Mr. Catra na íntegra


MAIS SOBRE MUSICA