Aos 82 anos, morre o ator Burt Reynolds, símbolo sexual da década de 1970

Artista sofreu um ataque cardíaco. Ele vinha enfrentando problemas de saúde desde 2010

por Estado de Minas 06/09/2018 15:48
Michael TULLBERG/AFP
(foto: Michael TULLBERG/AFP)

Símbolo do de virilidade de Hollywood, o ator Burt Reynolds morreu aos 82 anos, informou seu representante Erik Kritzer à imprensa na tarde desta quinta-feira (6). O artista foi vítima de um ataque cardíaco e chegou a ser atendido no Jupiter Medical Center, hospital situado na cidade de Jupiter, na Flórida (EUA).

Segundo a BBC americana e o site Hollywood Reporter, a saúde de Reynolds inspirava cuidados desde 2010. Nos últimos oito anos, ele teria sido internado um bom número de vezes por problemas que vão de sintomas acentuados da gripe ao entupimento de artérias. Em 2009, o ator passou ainda por uma clínica de reabilitação para tratar o vício em álcool e outras substâncias químicas. 

Veterano do cinema, Burt Reynolds coleciona atuações memoráveis em filmes como Striptease (Andrew Bergman, 1966), Amargo Pesadelo (John Boorman, 1972), Agarra-me se puderes (Hal Needham, 1977) e Boogie Nights - Prazer Sem Limites (Paul Thomas Anderson, 1997). Este último trabalho rendeu a ele uma estatueta do Globo de Ouro e uma indicação ao Oscar. 

Outra marca de sua trajetória é o fato de ter dispensado o uso de dublês em muitos de seus filmes de ação - gênero que o consagrou. Protagonista de inúmeras comédias românticas como Encontros e Desencontros (1979), A Melhor Casa Suspeita do Texas (1982), Amigos Muito Íntimos (1982) e Meus Problemas com as Mulheres (1983), o ator era tido o próprio retrato do "mulherengo americano".

Famosas ficaram também algumas de suas recusas a papeis importantes, como Han Solo (de Star Wars), interpretado por Harrison Ford; Garrett Breedlove (de Laços de Ternura), personagem vivido por Jack Nicholson, e John McClane (de Duro de Matar), que acabou ficando para Bruce Willis.


Em seu livro But enough about me, lançado em 2015, o ex-galã justificou tais escolhas: "Não me abri a novos roteiristas ou papéis arriscados porque não estava interessado em me desafiar como ator. Estava interessado em me divertir".

Nascido em Lansing, no estado americano de Michigan, Burton Leon Reynolds Jr deixa o filho, Quinton Anderson Reynolds, fruto do relacionamento com a atriz Loni Anderson. O ator também foi casado com a atriz Judy Carne (1939-2015), entre 1963 e 1965.



Relembre a carreira de Burt Reynolds



Malone - Um Agente Implacável (1987)



Golpe baixo (1974)



Amargo Pesadelo (1972)



Os Gatões - Uma Nova Balada (2005)



Agarra-me se Puderes (1977) 

HD


 
 

MAIS SOBRE CINEMA