Rainha do Soul, Aretha Franklin morre aos 76 anos

Cantora foi diagnosticada com câncer em 2010 e teve forte piora no estado de saúde nos últimos dias

por AFP Estado de Minas 16/08/2018 11:08

Dimitrius Kambourius / AFP
Aretha Franklin foi premiada 18 vezes no Grammy ao longo da carreira (foto: Dimitrius Kambourius / AFP )
A música norte-americana perdeu uma de suas vozes mais importantes nesta quinta-feira (16/8). Aos 76 anos, Aretha Franklin morreu, vítima  de um câncer contra o qual lutava desde 2010. A informação do falecimento é da agência internacional Associated Press (AP) e foi confirmada a vários meios de comunicação dos EUA pelo agente da cantora.

 

Nos últimos dias, muitas notícias davam conta da piora do estado de saúde de Aretha. Ela morreu em casa, em Detroit, ao lado dos familiares, de acordo com seu empresário, ouvido pela AP e por outros veículos de imprensa. Na terça-feira, um sobrinho da estrela informou que ela estava consciente e feliz, apesar do grave estado de saúde. 

 

Sucesso e prêmios 

A última performance pública de Aretha Franklin aconteceu na Filadélfia, em agosto de 2017. Ao longo de sua carreira, Aretha Franklin acumula 18 prêmios Grammy, incluindo um pelo conjunto de sua carreira. Entre seus maiores sucessos estão Respect (1967), I say a little prayer (1968), (You make me feel like) A natural woman (1968), Day dreaming (1972), Jump to It (1982), Freeway of Love (1985) e A Rose Is Still A Rose (1998).

 

Em 1987 se tornou a primeira mulher a entrar no Salão da Fama do Rock and Roll. Em 2005, Aretha Franklin recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade - a maior condecoração para um civil americano - das mãos do então presidente George W. Bush. Franklin também cantou em janeiro de 2009 na posse do presidente Barack Obama. Relembre:

 

 

Nas redes sociais, outras personalidades da música lamentaram a perda. Um deles foi Paul McCartney.  "Vamos todos tirar um momento para agradecer a bela vida de Aretha Franklin, a Rainha de nossas almas, que inspirou todos nós por muitos anos. Sentiremos sua falta, mas a memória de sua grandiosidade como música e grande ser humano viverá para sempre conosco", escreveu o beatle no Twitter:

 

Entre brasileiros, Gilberto Gil também prestou sua homenagem:

 

 

 

Ouça alguns sucessos da Rainha do Soul:

 

 

 

 

 

MAIS SOBRE E-MAIS