Atriz, cantora e compositora Julia Branco lança seu primeiro álbum

Soltar os cavalos contou com a produção de Chico Neves e será divulgado com show nesta quinta-feira, no Teatro Minas Tênis Clube

por Márcia Maria Cruz 16/08/2018 08:00
Florence Zyad/Divulgação
(foto: Florence Zyad/Divulgação)
A atriz, cantora e compositora Julia Branco chegou aos 32 anos de idade sem nunca ter montado a cavalo. Quiseram as deusas da música que sua primeira experiência como amazona acontecesse no momento exato em que entrou no estúdio para gravar seu primeiro trabalho solo.


Durante o processo de gravação, quando foi convocada pelo produtor Chico Neves a escrever um roteiro sobre o álbum, intuitivamente Julia o nomeou de Soltar os cavalos. E assim passou a ser chamado o álbum com 11 faixas, que a cantora assina ao lado de parceiros. O show de lançamento do disco em Belo Horizonte será nesta quinta (16), com a participação de Uyara Torrente, da Banda Mais Bonita da Cidade.

Surgido intuitivamente, o título do trabalho foi encontrando ressonância no que a artista propunha. “Tem a ver com coragem. Coragem não é ir sem medo. É ir com medo mesmo. Gravar solo é grande coragem. Mais que isso, o cavalo simboliza o selvagem, a força, a liberdade. Soltar os cavalos é soltar amarras, soltar medos, o que a gente tem vergonha de ser”, afirma.

E as letras de Julia levam para esse lugar da intimidade: a maneira como ela olha para o mundo, a forma delicada de busca pessoal (e também coletiva) que não é, por essa razão, menos forte ou efetiva. Desde quando fazia parte da banda Todos os Caetanos do Mundo, Julia já era instigada por Chico Neves a gravar suas composições. “Olhei para essas canções que tinha escrito nos últimos anos. É natural que fossem frutos de minha reflexão”, comenta, sobre a abordagem de questões pertinentes às mulheres.

Além das composições que vinha escrevendo há três anos, a cantora levou para o estúdio parceiras como Luiza Brina. “Chico e a Luiza tocam tudo. Cantava algo, a Luiza criava a harmonia. O Paulinho Santos, do Uakti,  também fez uma imersão”, afirma, sobre o processo de gravação. Seis canções foram transformadas em vídeos, já divulgados em plataformas virtuais. Soltar os cavalos é dedicado às mulheres, mas não foi pensado para ser obra feminista. “Tem algo de humano nas letras que conecta com todo mundo”, afirma.

Soltar os cavalos
Show de lançamento do álbum de Julia Branco, com participação de Uyara Torrente, nesta quinta (16), às 21h. Teatro Minas Tênis Clube. Rua da Bahia, 2.244, Lourdes. Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$15 (meia). Mais informações: (31) 3516-1360.

MAIS SOBRE MUSICA