Carona Brasil apresenta 'Em tempo de folia', espetáculo que resgata marchinhas

Com 16 anos de estrada, o grupo é formado por Carol Viana, Cássia Mattiello e Rosana Tunes. Foram convidadas para espetáculo Babaya e Inês Peixoto

por Márcia Maria Cruz 26/07/2018 11:50
WLPhotos/Divulgação
Carol Viana, Cássia Mattiello e Rosana Tunes convidaram Babaya e Inês Peixoto (foto: WLPhotos/Divulgação)
Carol Viana, Cássia Mattiello e Rosana Tunes formam o grupo vocal Carona Brasil, que apresenta o espetáculo Em tempo de folia, nesta quinta (26), às 19h30, ao ar livre no jardim do Memorial Minas Gerais Vale, no Circuito Liberdade.  Dirigido pela atriz Inês Peixoto, o grupo apresenta repertório de marchas, frevos e marchas-rancho. O espetáculo também será apresentado, gratuitamente, no dia 2 de agosto, na varanda do CineTheatro Brasil Vallourec, na Avenida Amazonas, no Centro; 
 
Rosana conta que a proposta é fazer show bem alegre. Formado há 16 anos, na Babaya Casa de Canto, Carona Brasil pesquisa e propõe arranjos para o vasto acervo da música popular brasileira. ''Nessa pesquisa, fizemos imersão no universo de alegria das marchas carnavalescas. Em tempo de folia resgata a alegria do carnaval. É uma alegre aventura no universo popular brasileiro de marchinhasl'', afirma Rosana. 
 
A preparação vocal do grupo foi feita por Babaya. O repertório tem como maior fonte de pesquisa a ‘Antologia musical popular brasileira – As marchinhas de carnaval’, organizada por Roberto Lapiccirella. Serão apresentadas 30 marchinhas clássicas de compositores como Ary Barroso (1903-1964), Lamartine Babo (1904-1963), Noel Rosa (1910-1937). Também entram no show composições contemporâneas de Caetano Veloso.  ''É um show com muitas surpresas para o público'', adianta.
 
O grupo leva o público numa viagem pelo tempo. Foi empreendido trabalho de resgate da sonoridade do início do século 20. ''Os arranjos foram feitos pelo Roberto Avelar'', informa. Para completar a viagem, o figurino na commedia dell’art, nos pierrot e colombinas.  “Essas marchinhas são muito descontraídas, brincam são brejeiras o show é tudo isso. Resgate é muito gostoso. Foi encontro muito feliz ”, diz.
 
Como Babaya teve participação fundamental para a criação do grupo, foi convidada, no ano passado quando o grupo completou 15 anos, para fazer a preparação vocal do espetáculo. O reencontro deu tão certo, que Babaya sobe ao palco para cantar. O mesmo ocorre com Inês Peixoto, convidada para fazer a direção artística. ''Inês gostou tanto da ideia que topou entrar nessa brincadeira. Somos cinco no palco'', afirma Rosana. 
  
O Carona Brasil tem três CDs gravado: Corra e olhe o céu, que revisita o repertório da época de ouro; Bossa, Coisa Nossa, dedicado à bossa nova; De lá pra cá – Daqui prali, com composições de músicos mineiros. Tem  parceria com músicos e diretores de renome como Flávio Henrique, Gilvan de Oliveira, Ernani Maletta, Silvia Maneira, Fernanda Vianna, Roberto Menescal, e Célio Balona, entre outros.
   
Em tempo de folia, com grupo Carona Brasil
Quinta-feira (26) às 19h30. Memorial Minas Gerais Vale. Entrada gratuita.  Retirada de senhas uma hora antes da apresentação





MAIS SOBRE MUSICA