Filme brasileiro serviu de inspiração para 'This is America', diz diretor

Clipe do projeto Childish Gambino, de Donald Glover, critica o racismo institucionalizado dos Estados Unidos

por Estado de Minas 11/05/2018 13:04
YouTube/Reprodução
Vídeo foi lançado na madrugada do último domingo (6) e foi um dos assuntos mais comentados da semana. (foto: YouTube/Reprodução)
Com uma crítica social ferrenha e bastante explícita, o clipe da música This is America, do projeto musical Childish Gambino, de Donald Glover, bombou nas redes sociais desde seu lançamento, no último fim de semana. Uma série de internautas e veículos especializados do mundo todo tentaram desmantelar a produção para entender todas as referências que ela evoca, no entanto, nenhum deles imaginou que o video poderia ter usado como base um filme brasileiro. 

Segundo o grande colaborador de Glover, o diretor Hiro Murai, a produção teve como forte influência o filme Cidade de Deus (2002), de Fernando Meirelles e Kátia Lund. ''Foi a ideia de fazer um vídeo dançante que se passasse nos últimos vinte minutos do filme Mother! (2017) ou no mundo de Cidade de Deus'', afirmou, em entrevista ao site IndieWire


Outra referência é o filme Mother!, de Darren Aronofsky. Nos minutos finais do longa, são exibidas uma série de cenas ensaiadas exaustivamente que mostram o caos da personagem principal, interpretada por Jennifer Lawrence

''Trabalhamos em videoclipes antes de fazermos a série Atlanta e sempre foi um processo fluido e intuitivo. Donald pegou mais a direção criativa no conceito inicial do vídeo, porque sabia qual música seria. Mas o processo criativo foi como brincar de batata quente, inclusive na hora da gravação'', afirmou o diretor. 

''No fim, foi sobre colocar todas as peças no enquadramento e decidir como enfatizar o que queríamos que tivesse destaque. Queríamos dar algo para os espectadores dirigirem e debaterem'', adicionou. 

Murai também assina alguns episódios da série Atlanta, estrelada por Donald Glover e disponível para streaming na Netflix

This is America foi lançado logo após a participação de Glover no humorístico Saturday Night Live, que foi ao ar na madrugada do último domingo (6). A produção carrega uma série de referências ao movimento Black Lives Matter, aos protestos de Charlottesvile, a tiroteios terroristas, abusos policiais e a movimentos em prol dos direitos civis. 

O vídeo começa com Glover dançando. De repente, ele atira à queima roupa em um sujeito que toca violão sentado em uma cadeira, com um capuz. O clipe ainda traz cenas com carros das décadas de 1980 e 1990, além da reprodução de cenas que mesclam pânico, sensualidade e violência. Atualmente, a produção já acumula mais de 76 milhões de visualizações. 
 
Confira: 
 

MAIS SOBRE MUSICA