Feiras em diferentes pontos de BH são boas opções para o fim de semana

Feirinha Aproxima, no Museu Abílio Barreto, oferece degustação de azeites. Já a Feira Fresca, no Funcionários, reúne pequenos produtores

por Estado de Minas 06/04/2018 10:10

Luiza Bongir/Divulgação
Feira Fresca será realizada no Incontrês, no Funcionários. (foto: Luiza Bongir/Divulgação)

Azeites mineiros poderão ser degustados na Feirinha Aproxima, marcada para sábado (7), no entorno do Museu Abílio Barreto (ruas Bernardo Mascarenhas e Josafá Belo, no bairro Cidade Jardim). A “azeitóloga” Ana Paula Beloto ensinará a escolher um bom produto e, sobretudo, a conservá-lo. Ao contrário do que muita gente pensa, a “lei” do vinho não vale nesse caso. Quanto mais fresco, melhor o azeite. É recomendável mantê-lo a menos de 18°.

 

Mais de 10 produtores da Serra da Mantiqueira irão participar do evento, com a degustação e a venda de azeites extraídos da última colheita. Além dos azeites que estarão à venda, a Feirinha Aproxima também contará com diversas opções de bebidas e comida mineira.

 

Doces, biscoitos, geleias, queijos, temperos, cachaças,  cervejas artesanais, vinhos e produtos orgânicos de diferentes restaurantes e produtores locais estarão à venda. Quem for à feira também poderá levar para casa mudas de oliveiras, que serão vendidas durante o evento. O evento também oferecerá um espaço para oficinas e brincadeiras para as crianças. 

 

E o fim de semana ainda conta com outras opções de feiras. Domingo (8), das 9h às 15h, tem Feira Fresca no Incontrês (Avenida Carandaí, 420, Funcionários). O projeto reúne 25 pequenos produtores de alimentos orgânicos, agroecológicos e artesanais da capital e da Grande BH.

 

Além da oferta de pratos da culinária mineira, o cliente encontrará queijos artesanais, ovos caipira, hortaliças orgânicas, geleias caseiras e pães sem glúten. As outras edições deste mês estão marcadas para dia 11, no Boulevard Shopping; dia 15, no Galpão Paraíso; e dia 21, na Vila 211. 

 

MAIS SOBRE GASTRONOMIA