Feirinha Aproxima valoriza quitutes e gastronomia mineira em BH

Evento reúne produtores locais na Casa Fiat, no Circuito Praça da Liberdade, neste sábado, 3

por Débora Anunciação 02/03/2018 10:00
Fotos: Carlos Roberto Oliveira/Divulgação
(foto: Fotos: Carlos Roberto Oliveira/Divulgação)

Dos biscoitos de polvilho da mestra Lucília aos licores da dona Beth, a primeira edição da Feirinha Aproxima deste ano é um convite para conhecer as iguarias de Igarapé, cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Os visitantes vão entrar em contato com produtores e poderão apreciar o valor da simplicidade na culinária mineira. O evento valoriza a variedade de produtos orgânicos – de frutas a verduras e legumes.

Danila Maya, coordenadora da Aproxima, conta que um forno de barro foi construído especialmente para a edição de amanhã, na Casa Fiat, no Circuito Praça da Liberdade. Biscoitos de polvilho serão assados in loco. O cheiro promete cativar os visitantes.

Os pais terão tempo para visitar os estandes. Uma professora foi contratada especialmente para brincar com as crianças durante o evento. Também serão oferecidas atividades lúdicas, como a oficina de construção de brinquedos de papelão.

Carlos Roberto Oliveira, organizador do projeto Igarapé Bem Temperado, conta que o objetivo da iniciativa é valorizar a simplicidade, marca registrada da gastronomia mineira. Com 60 anos em média, as participantes apresentarão iguarias e pratos elaborados com ingredientes colhidos no quintal da própria casa.

“Começamos com apenas cinco senhoras e, a partir do segundo festival, passamos a receber indicações. Toda comunidade tem aquela pessoa aclamada por algum talento, seja nas quitandas, nas comidas de casamento ou nas linguiças de porco, por exemplo. Foi assim que o Igarapé Bem Temperado cresceu”, diz Oliveira. Atualmente, o projeto reúne 15 colaboradoras.

HERANÇA - O gosto pela cozinha surgiu cedo na vida de Lucília Santos Oliveira, de 58 anos. Assim como os oito irmãos, ela herdou da mãe as receitas das merendas. “Morávamos longe do comércio, então tínhamos que fazer a nossa própria comida, assim como o polvilho, a farinha e os biscoitos”, explica.

Só depois de ingressar no Igarapé Bem Temperado Lucília passou a vender suas quitandas. Os biscoitos de polvilho são um sucesso. As fornadas, que saem de 90 em 90 minutos, acabam rapidamente. “Às vezes, temos que trabalhar com dois fornos e não é suficiente, porque as pessoas gostam de comer na hora. Biscoito da roça é bom quente”, diz ela.

O trabalho é feito em família. Além de Lucília, as três irmãs dela, os respectivos maridos e filhos põem a mão na massa. Pão de queijo, joão deitado, broa de milho, farofa caipira e um pernil que será finalizado durante a feirinha são prometidos para amanhã pelos quituteiros de Igarapé.

* Estagiária sob supervisão de Ângela Faria

FEIRINHA APROXIMA E IGARAPÉ BEM TEMPERADO
Sábado (3), das 10h às 17h. Casa Fiat de Cultura. Praça da Liberdade, 10, Funcionários, (31) 3289-8900. Entrada franca.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA