Festa do Café com Biscoito distribui 5 toneladas de guloseimas em cidade mineira

16ª edição do evento destaca produção local com mais de cem tipos de quitanda; 20 mil litros de café acompanham a degustação

por Bossuet Alvim 11/09/2014 16:12

Prefeitura de São Tiago/Divulgação
Fabricação de quitandas é tradição do município desde a fundação, há mais de 250 anos (foto: Prefeitura de São Tiago/Divulgação)
Nem só de café da manhã ou da tarde vivem os amantes das quitandas: em São Tiago, no Campo das Vertentes, o biscoito é protagonista por três dias seguidos do evento que movimenta a cidade no próximo fim de semana, entre 12 e 14. Em sua 16ª edição, a Festa do Café com Biscoito promove degustação gratuita de cinco toneladas da guloseima, acompanhadas por 20 mil litros de café. Oferecido em mais de cem variações entre sábado e domingo, o produto típico do município, que fica a 187 km da capital, é certificado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a exemplo dos queijos da Canastra e Serro.

 

A fabricação de biscoitos na cidade é tradição ligada à fundação do povoado, há mais de 250 anos. Mercado fortalecido por empresas familiares, a cidade desde então "tinha o apelido de terra do café com biscoito", como conta Clarice Maria de Carvalho Portela, responsável pela comissão organizadora da festa. Ela revela que a população "não gostava da alcunha". Para reverter a negatividade do apelido e valorizar a produção local, o evento dedicado exclusivamente à quitanda foi criado em 1999. Realizada sempre na segunda metade de setembro, "a festa a cada ano traz mais pessoas", comemora Portela. Atualmente, o setor responde pela ocupação de 30% dos moradores e mantém o nível de desemprego próximo a zero.

 

Para este ano, a organização espera receber 70 mil visitantes, número que impressiona frente à população estimada em 10,5 mil habitantes. Além dos biscoitos e do café, servidos em bancas montadas na região central, o público também será recebido com programação cultural que inclui apresentações teatrais, intervenções e instalações, além de oficinas culinárias ligadas à prata da casa.

 

A extensa lista de shows para os três dias de festa conta com destaques como Geraldo Azevedo, que se apresenta na noite de abertura, e Wilson Sideral. Bandas da região complementam a agenda de apresentações, que ainda tem espaço para demonstrações de folia de Reis, congado, maracatu e capoeira.

Douglas Caputo/Divulgação
Indústria de biscoitos emprega 30% da população local e mantém desemprego próximo a zero (foto: Douglas Caputo/Divulgação)
Festa do Café com Biscoito

De 12 a 14 de setembro em São Tiago, no Campo das Vertentes (a 187 km de Belo Horizonte). Degustação gratuita de biscoitos e café no sábado e domingo, de 9h às 12h e de 13h às 17h. Abertura na noite de sexta-feira com shows de Eduardo Sangy (às 22h), Jack Animal's (22h) e Geraldo Azevedo (00h). No sábado, apresentações de Samblacksoul (14h30), Theba (17h), Rubens Brito (20h30) e Wilson Sideral (23h30). Domingo com shows de Corda e Caçamba (12h), Gleison Túlio (14h30), Banda Magnatas (17h) e Tinneka Araújo (20h30). Entrada franca. Informações em saotiago.mg.gov.br.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA