Processada por Neymar Jr., Zélia Duncan cita democracia para se defender

Atacante da Seleção Brasileira entrou com uma ação contra a cantora e compositora após a artista criticá-lo em uma rede social

Reprodução/Instagram/Divulgação/Montagem
Neymar Jr. e Zélia Duncan (foto: Reprodução/Instagram/Divulgação/Montagem)

Zélia Duncan está sendo processada por Neymar Jr. após criticar o  jogador de futebol  nas redes sociais em setembro deste ano.

 

cantora  e  compositora  está sendo acusada de "lesão à honra de Neymar Júnior, possivelmente difamando-o", devido a uma publicação no Twitter .

 

artista  se manifestou em resposta ao pedido de explicações do Fórum Central Criminal da Barra Funda , em São Paulo , e afirmou que apenas expôs sua opinião, sem ofender ou ultrapassar os limites da liberdade de expressão, de acordo com as informações do colunista Diego Garcia , do portal UOL .

 

"É impossível extrair das afirmações feitas por Zélia qualquer conteúdo que seja penalmente relevante", disseram os advogados da cantora na defesa.

 

Os profissionais reforçaram que Neymar é uma pessoa pública, portanto está sujeito a ser criticado publicamente, seja pela imprensa ou pelo grande público.

 

A equipe jurídica de  Zélia  cita a Constituição Federal , que dá liberdade a qualquer manifestação de pensamento, sobre qualquer pessoa, envolvendo tema de interesse público, ou não, de importância e de valor, ou não.

 

Os representantes afirmam que uma democracia livre e pluralista não diferencia o que é uma opinião valiosa de uma sem valor.

 

Na Justiça , a compositora argumentou que falou sobre o tema dos tributos envolvendo o  atleta porque é um assunto divulgado amplamente pela mídia.

 

Ela ainda afirmou que a expressão "pague seus impostos" não afeta a honra de ninguém, visto que a questão tributária é passível de discussão.

 

E destacou que em uma democracia, os cidadãos têm liberdade de expressão para se manifestarem sobre qualquer tema ou pessoa de interesse público.

 

Por fim, a artista ratificou que foi o próprio camisa 10 da Seleção Brasileira quem veio a público incitar discussão a seu respeito.

Entenda a treta

A briga começou após o jogo da seleção, quando Neymar Jr. disse que não importava o que fizesse, ele não teria o respeito de comentaristas e jornalistas. Na época, o  craque  estava incomodado com duras críticas relacionadas ao seu peso.

 

Duncan , então, criticou o  jogador  na rede do passarinho.

 

"Não sou de futebol, mas Neymar me parece até agora uma promessa como atleta e uma decepção como cidadão. Quer respeito? Dê-se a ele e mostre serviços. Ah, e pague seus impostos!", escreveu a cantora, que posteriormente deletou a postagem.

 

Logo depois, a compositora compartilhou um post com a seguinte mensagem: "Puxa, gente, então o Neymar acha que não é respeitado como deveria? Alguém aí avisa a ele que nunca será. Respeito é coisa que se conquista e quem bate à porta dos trinta anos com comportamento de moleque perdeu qualquer possibilidade de chegar lá", enfatizou.

 

A postagem irritou o  atacante , que abriu um processo cobrando 11 explicações de Zélia .

 

Os promotores de Neymar apontam que as palavras "ultrapassaram os limites da liberdade de expressão e delas podem ser inferidos potenciais reflexos penais". Por isso, abriram o pedido de explicações contra a compositora.

 

esportista  quer que a artista confirme que fez a publicação, a defesa questiona a razão de Duncan ter apagado em seguida o tweet e explicações do que quis dizer quando afirmou que o jogador seria uma "decepção como cidadão".

 

"Em quais elementos objetivos e concretos a requerida (Zélia Duncan) se baseou para essa conclusão sobre a pessoa do requerente (Neymar), enquanto cidadão?", questionam os advogados de Neymar Jr .

 

A equipe jurídica do  futebolista  ainda questiona se a cantora gostaria de aproveitar o processo para se retratar das afirmações, apresentando desculpas formais ao atleta a serem reproduzidas nas mesmas redes sociais.

 

O jogador de futebol ainda pediu segredo de Justiça no processo, o que foi negado pelo Judiciário .