Morte de Paulo José causa comoção no meio artístico: 'Um ator brilhante'

Aos 84 anos, ator estava internado há 20 dias por conta de uma pneumonia

Divulgação/TV Globo
Paulo José recebe homenagem de artistas após seu falecimento (foto: Divulgação/TV Globo)

O ator Paulo José morreu nesta quarta-feira (11/08), aos 84 anos, em decorrência de uma pneumonia. O artista estava internado em um hospital no Rio de Janeiro há 20 dias.

 

Nascido em Lavras do Sul, no interior do Rio Grande do Sul, o artista estrelou diversas novelas da TV Globo e estreou na emissora com a trama Véu da noiva (1969). Paulo deixa esposa e quatro filhos: Ana, Bel e Clara Kutner, de seu relacionamento com a atriz Dina Sfat, além Paulo Henrique Caruso.

 

Nas redes sociais, amigos, famosos e personalidades brasileiras prestaram homenagem ao artista. A atriz Patricia Pillar não deixou de prestar sua homenagem e escreveu: "Perdemos um dos maiores atores brasileiros de todos os tempos, o Paulo José. Ser humano generosíssimo e um ator brilhante. Seus personagens podiam ser leves e profundos ao mesmo tempo. Um artista gigante! Fará muita falta para nós! Fica aqui meu carinho para suas filhas e amigos".

 

O jornalista Felipe Corazza, da BBC, publicou uma entrevista concedida pelo ator em 1988 ao Roda viva, da TV Cultura, e ressaltou uma frase de Paulo. "Talvez o erro fosse ter excesso de certezas", escreveu.

 

Leilane Neubarth também escreveu um texto para homenagear o ator e relembrou uma entrevista que fez com Paulo. "Acabo de saber da morte do queridíssimo ator Paulo José. Muito triste. Lembro de ter feito uma matéria linda com ele há muitos anos, onde ele já falava da luta contra o Mal de Parkinson. Minha solidariedade à família e ao amigos. Um beijo especial para a Bel Kutner", destacou a jornalista. 

O escritor e crítico de cinema Pablo Villaça afirmou que Paulo José como "um dos maiores atores que nosso cinema produziu". "Sim, 'é', no presente, porque a arte tem o poder de eternizar seus grandes representantes – e ele foi um dos maiores", escreveu também no twitter.

 

A atriz Dadá Coelho também prestou homenagem para Paulo nas redes sociais. "Obrigadadá, Paulo José. Meu grande amor PJ nos deixou. A morte é um instantâneo. Uma hora se está, outra não se está mais. Que sorte a minha fazer a escola da terra com voce, meu amigo. Obrigada por ter nascido, homem gentil. Deus te abençoe por tanta sabedoria e bondade", escreveu a artista.