Ator Paulo José morre aos 84 anos, vítima de pneumonia

Em nota, foi confirmado que Paulo estava há 20 dias internado no Rio de Janeiro

Divulgação/TV Globo
Morre o ator Paulo José, aos 84 anos (foto: Divulgação/TV Globo)
 

Nesta quarta-feira (11/08), o ator e diretor Paulo José morreu aos 84 anos, vítima de uma pneumonia. Ao longo de mais de 60 anos de carreira, o artista se destacou em diversos trabalhos na TV, no teatro e no cinema.

 

A TV Globo confirmou a informação em comunicado oficial enviado ao Uai. Segundo a emissora, Paulo José estava internado há 20 dias, no Rio de Janeiro. José Deixa esposa e quatro filhos: Ana, Bel e Clara Kutner, de seu relacionamento com a atriz Dina Sfat, além Paulo Henrique Caruso.

 

O contato de Paulo com a arte se deu ainda mUito jovem, nos tempos de escola, quando ainda era Lavras do Sul, interior do Rio Grande do Sul. Anos mais tarde, o jovem ator ingressou no teatro amador de Porto Alegre.

 

Sua estreia na Globo se deu em 1969, na novela Véu de Noiva, de Janete Clair. Ao todo, foram mais de 20 novelas e minisséries. Alguns personagens ficaram para história, como o comerciante cigano Jairo em Explode Coração (1995), de Gloria Perez, e o alcóolatra Orestes de Por Amor (1997), de Manoel Carlos. E foi justamente em uma trama de Maneco que Paulo apareceu pela última vez na TV, interpretando o vovô Benjamin na novela Em Família (2014), que marcou, também, o último trabalho de Manoel com novelas.

Divulgação/TV Globo
Paulo José em sua última novela, Em Família, de 2014 (foto: Divulgação/TV Globo)
 

Em sua nota, a Globo relembrou outros grandes trabalhos do ator, que também tinha carreira sólida nos palcos e nas telas de cinema: "Mesmo com a carreira consolidada na TV, Paulo José nunca abandonou o teatro e o cinema. Na telona, participou de filmes importantes na história do cinema brasileiro, como Macunaíma (1969) e Todas as Mulheres do Mundo (1966)