Day Mesquita fala sobre carreira e a sua relação com o veganismo

Atriz desbancou Adriana Esteves, Glória Pires, Regina Casé e Taís Araújo e levou o prêmio de Melhor Atriz de 2020

Divulgação/Adri Lima
Day Mesquita (foto: Divulgação/Adri Lima)

Day Mesquita ganhou notoriedade após protagonizar a figura emblemática de Maria Madalena, na novela bíblica Jesus, e conquistou reconhecimento depois de viver Angélica, a Poderosa, no folhetim Amor sem igual, ambas da Record TV.  

 

 

A atriz conversou com o Portal Uai sobre os desafios de gravar durante a pandemia da Covid-19, a decisão de deixar a emissora e a sua relação com o veganismo.  

 

Day é uma atriz que está conquistando o prestígio do público e segue em ascensão na carreira artística, tendo emendado dois grandes papéis nos últimos anos. Uma co-protagonista seguida por uma protagonista, ambas em horário nobre da emissora do bispo Edir Macedo. Mesquita revela se sentir bem ao interpretar personagens que a desafiam como profissional.  

 

“Sair de uma personagem de época para uma contemporânea foi um desafio interessante por me fazer descontruir e voltar a me adaptar ao ritmo que uma obra contemporânea tem. Mas foi delicioso! Foi leve e muito divertido viver essa história. Eu fiquei muito animada por ser mais uma personagem bem diferente de tudo o que já fiz, e por me presentearem e confiarem mais uma vez no meu trabalho, e agora com uma protagonista. Sempre vem um sorriso no rosto quando lembro das gravações e das cenas”, explicou. 

 

Mesquita destacou quais foram suas referências para compor um dos papeis mais desafiadores da carreira, a prostituta Poderosa: “Assisti, li e pesquisei de diferentes fontes para entender mais sobre o seu universo. Tínhamos alguns filmes também dados como referência pela direção (Uma linda mulher, A proposta, Erin Brockovich)... mas acredito que os ensaios e leituras foram trazendo muitas descobertas interessantes que ajudaram a compor a personagem”.

 

Bastante elogiada pela crítica por seu papel como a garota de programa, Day rasgou elogios a sua personagem, no entanto, revelou que não tem tantas semelhanças com a protagonista. “Uma das poucas seria o fato de fazer o possível pra manter o bom humor e evitar se deixar abater com as dificuldades que aparecem. Ela tinha uma atitude otimista e levava a vida com leveza, mesmo muitas vezes não tendo condições que colaboravam para isso”, destacou.  

 

A artista falou sobre os desafios e a experiência de gravar em meio à pandemia. “Foi uma experiência muito diferente, algo que nunca imaginei vivenciar. A pandemia trouxe desafios em vários sentidos, tivemos que nos reinventar, conviver com as adversidades e criar meios para lidarmos com tudo e realizarmos algo. Tudo, claro, feito com a ajuda de uma equipe de produção super competente que seguia todas as medidas necessárias para a segurança de todos, além do trabalho incrível também direção e dos efeitos especiais que trouxeram ótimos resultados para a conclusão da história”, pontuou. 

 

Com a volta dos trabalhos, o elenco precisou lidar com novos protocolos e a Record foi a primeira emissora a ter uma novela inédita no ar após a paralisação devido à pandemia.

"Era uma responsabilidade para todos nós por estarmos vivendo um momento completamente atípico onde tínhamos muitas medidas que precisavam ser tomadas e seguidas à risca para que tudo corresse bem. Não era apenas pelo trabalho, mas também, naquele momento em especial, pela segurança e saúde de todos durante esse processo".

Day Mesquita

 
“O mais complicado no início foi nos habituarmos a todo o processo, já que era tudo novo e diferente da forma que sempre fazíamos, mas aos poucos fomos nos adaptando. O uso de máscara, por exemplo, se tornou tão natural que algumas vezes na hora de gravar entrávamos em cena usando a máscara, e acabava sendo engraçado. A parte do teste de coronavírus foi a mais difícil de se acostumar, mas claro, era imprescindível para a segurança e saúde de todos, parte essencial dentro dos protocolos de segurança, então fez parte da nossa rotina de gravações durante todo o período”, recordou. 
 
"Os efeitos especiais também foram essenciais dentro de todo esse protocolo, afinal, não seria prudente ter cenas reais nem mesmo de abraço. E foi assim que fizemos, com muitos desafios e novas saídas, mas de uma forma que não deixasse nada a dever na continuidade", explicou. 
 
Embora Poderosa não seja sua primeira protagonista, o papel pode ser considerado um divisor de águas na carreira da paranaense. 
 
A trama contemporânea de Cristianne Fridman rendeu à artista o Prêmio Contigo! de TV na categoria de Melhor Atriz, concorrendo com grandes nomes como Adriana Esteves, Glória Pires, Regina Casé e Taís Araújo.  
 
“Foi uma honra imensa receber um prêmio como esse estando ao lado de gigantes, atrizes e mulheres incríveis que tanto admiro e sou fã. Só de estar ali entre as selecionadas já era um super reconhecimento que só dá mais vontade de seguir fazendo o melhor possível, e estudando muito... Por isso e por tudo mais, a Poderosa foi com certeza um marco na minha carreira a qual tenho um carinho enorme!”, avaliou. 
Reprodução/Instagram
Day Mesquita leva prêmio de Melhor Atriz de 2020 (foto: Reprodução/Instagram)
 
Após dois anos de casa, Day anunciou que não renovaria contrato com a emissora paulista. “Meu contrato na verdade tinha até já sido estendido por conta da novela, já era previsto que a vigência fosse até meados de 2020 e acabamos prorrogando”, revelou.  
 
“Nos meus dois anos de contrato ininterrupto com a Record, fui imensamente feliz, recebi oportunidades de ouro, fiz inúmeros amigos, não só do elenco, mas também camareiros, maquiadores, cinegrafistas, produtores, diretores”, celebrou. 

"Criei uma maturidade como atriz que não tem preço. Por essas e outras a minha porta com a Record, e vice-versa, está aberta, tenho muito carinho por tudo e por todos!".

Day Mesquita 

 
 
Mesquita não é apenas um dos talentos da nova geração de atrizes, ela também usa de sua voz para poder falar sobre as bandeiras do vegetarianismo e veganismo. A artista é embaixadora da Sociedade Vegetariana Brasileira e da campanha Segunda sem carne, e diz que eliminou o consumo de carnes há quase dez anos. Durante o bate-papo, Day revelou que a mãe foi uma grande inspiração para sua mudança alimentar.  
 
"Minha mãe é vegetariana há uns 20 anos e acho que, de certa forma, o exemplo dela dentro de casa me fez pensar e buscar saber mais sobre o assunto. A minha decisão em parar o consumo de carne foi pensando nos animais, pela exploração e morte animal. Me sentia sustentando o modo como eles são tratados e mortos, e não fazia sentido para mim manter essa prática, já que o amor e cuidado aos animais sempre foi muito forte em mim”, destacou. 
 
Comprometida com a causa, a atriz revelou que há muitas razões para experimentar o veganismo. “A cada dia, pude constatar a importância dessa escolha que abrange não só a causa animal, como também a ambiental, já que o consumo de carne é um dos principais impulsionadores do desmatamento e também de emissão de gases, o que gera o aquecimento global”, afirmou.  
 
“Sou vegetariana [ainda como ovos, leite e derivados], mas o veganismo está presente na minha rotina pelo menos todas as segundas-feiras quando mantenho uma alimentação totalmente vegana por conta do movimento segunda sem carne, da qual faço parte e me tornei também uma embaixadora. Digo pelo menos as segundas pois alguns outros dias da semana consigo me manter também sem consumir nenhum produto de origem animal”, acrescentou. 

"Quanto mais eu busco conhecimento sobre o veganismo e seus benefícios, tanto para nós, quanto para os animais, mais eu reflito sobre as minhas escolhas diárias e me faz muito bem, tanto fisicamente quanto emocionalmente, pois saber que minhas escolhas alimentares impactam e mudam o destino das nossas vidas e dos animais é um caminho que eu acredito e quero introduzir cada vez mais na minha vida".

Day Mesquita 

 
Reprodução/Instagram
Day Mesquita veste a camisa da Segunda Sem Carne (foto: Reprodução/Instagram)
 
 
Day também é comprometida na luta pela proteção ao meio ambiente e se mostrou estarrecida com a situação das queimadas no Pantanal e o crescimento do desmatamento na Amazônia.  
 
“[Atualmente estou] mais engajada nesse assunto, entendi que podemos contribuir muito mais do que imaginava. Não apenas financeiramente, contribuindo com organizações destinadas à essas causas, financiando aqueles que ajudam a controlar e salvar espécies, mas também cortando, ou pelo menos reduzindo o consumo de carne. Todo mundo que ao menos reduzir o consumo, já estará ajudando. Sabemos que o desmatamento e queimadas em sua grande maioria das vezes não é natural ou normal, a agricultura e pecuária são as principais motivadoras desse processo, pois são atividades que necessitam de grandes áreas de terras para acontecerem, por isso, entende-se que o desmatamento está ligado ao processo das queimadas na região”, explicou. 
 
A artista também defende o diálogo com governantes que tenham consciência ambiental plena e que não permitam o desmonte de órgãos de fiscalização. 
 
“É revoltante ver que os governantes responsáveis por cuidar do meio ambiente estão fazendo exatamente o contrário disso, permitindo que uma situação que já não era boa, fique ainda pior. Cada um de nós que na sua vida e na sua casa repensa opções de consumo e mudanças na rotina para uma forma mais sustentável de vida, gera um impacto muito positivo, mas o movimento maior de incentivo e leis que cuidem do meio ambiente e que precisam vir do governo são essenciais para uma mudança mais efetiva, mais rápida além de ser extremamente necessária”, lamenta. 

"Temos que entender que o cuidado com o meio ambiente e a sustentabilidade é algo que se não for olhado hoje de maneira responsável, acarretará reações irreversíveis nas nossas vidas num futuro breve, e isso é algo que tem que ser levado em conta na escolha de um governo".

Day Mesquita