Caetano Veloso sobre João Gilberto: 'Foi o maior artista que minha alma entrou em contato'

Músico postou, nesse domingo, uma homenagem ao ícone da bossa nova, relembrando momentos dos dois durante a juventude

por Estado de Minas 07/07/2019 11:26

Facebook/Reprodução
(foto: Facebook/Reprodução )

Caetano Veloso postou nesta manhã, nas redes sociais, um texto e várias fotos em que relembra a amizade com João Gilberto, morto na tarde deste sábado, aos 88 anos. Esta é a segunda vez que o músico se manifesta, já que neste sábado, logo após a morte de João Gilberto, ele gravou um vídeo em que se destacou a morte como um acontecimento de grande importância. 

Ao lado de Gil, Gal Costa e Ben Jor, Caetano foi altamente influenciado por João Gilberto e cita no texto 'sua voz e seu violão', que revolucionou a história dos instrumentos musiciais à época. No post, Caetano cita, inclusive outros ícones da MPB, como Orlando Silv, Caymmi e Ary Barroso. 

Caetano também brincou com a teimosia de João Gilberto: 'A música não seria música sem a teimosia de João. Ele foi uma iluminação mística. Nenhum aspecto do mundo que ele sempre tocou tão rente pode ameaçar a grandeza da verdade de sua arte. E isso era sua pessoa. É sua pessoa, em todos os sons gravados em matéria ou na minha memória'.

O velório de João Gilberto será nesta segunda-feira, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, mas a família ainda não confirmou o local. 

MAIS SOBRE E-MAIS