Festival no Expominas chama a atenção para a riqueza da cultura japonesa

Sétima edição do Festival do Japão em Minas traz festas típicas, ritos tradicionais e atrações do mundo pop nipônico

por Estado de Minas 23/02/2018 09:34

Humberto Araújo/Divulgação
O grupo Ryukyu Matsuri Daiko se dedica à música japonesa. (foto: Humberto Araújo/Divulgação)

Em homenagem aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, comemorados em 2018, a sétima edição do Festival do Japão em Minas propõe uma imersão na cultura daquele país. Até domingo (25), quem visitar o Expominas conhecerá de festas e ritos tradicionais a atrações do mundo pop nipônico.


Um dos destaques da programação é o teatro Kagura. Por meio da música e da dança, essa manifestação retrata lendas e contos japoneses. Vice-presidente do Kagura do Brasil, grupo paulista que subirá ao palco no sábado e no domingo, Patricia Kary Noda conta que essa tradição ainda é pouco conhecida no Brasil.

“Vamos apresentar duas peças. Uma delas se chama Ebisu, nome de um dos sete deuses da felicidade. No Japão, essa tradição está presente em celebrações como casamentos e aniversários. A outra é Yamata No Orochi, que conta a história de um dragão de oito cabeças e oito caudas que vive nas regiões montanhosas de Shimane”, diz Patricia.

Chama a atenção o elaborado vestuário dos bailarinos e atores, totalmente artesanal, um presente de grupos japoneses ao Kagura do Brasil.

Durante o festival, não faltarão as famosas artes marciais. O público poderá participar de atividades com especialistas em karatê, kendo e aikido. Outros aspectos da cultura japonesa também serão lembrados, como o xintoísmo e o budismo.

CARAVANAS Por meio de exposições e painéis, o festival lembrará as famílias que trocaram o Japão por Minas Gerais. Estarão no Expominas caravanas vindas do interior integradas por descendentes dos primeiros imigrantes japoneses.

Mitty Shibuya, responsável pela Associação Nipo-Brasileira do Norte de Minas, conta que a imigração naquela região começou por Montes Claros, com a chegada das famílias Takaki, Shibuya, Nagata e Fujii. Descendentes delas estarão em BH.

“Nossa região é carente desse tipo de evento. Participar do festival é muito interessante, pois poderemos relembrar a comida, a música e a cultura de estar entre os nossos”, diz Mitty.

MISS A beleza nipomineira ganhará destaque no sábado (24), quando será realizado o concurso Miss Nikkey Minas Gerais 2018. A primeira colocada ganhará uma viagem a São Paulo e a missão de representar o estado no Miss Nikkey Brasil.

No domingo (25), a famosa cultura pop japonesa será destaque. A agenda prevê concursos de cosplay e moda harajuku, apresentações de dança j-pop e sorteio de passagens aéreas para o Japão.


7º FESTIVAL DO JAPÃO EM MINAS

Expominas. Avenida Amazonas, 6.200, Gameleira. Nesta sexta-feira (23), das 14h às 22h; sábado (24), das 10h às 22h; e domingo (25), das 10h às 19h. Ingressos: R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia-entrada). Programação completa: www.festivaldojapaominas.com.br

MAIS SOBRE E-MAIS